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5 características que as crianças que praticam bullying têm em comum

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Publicado em 03/09/2019, às 10h36 por Redação Pais&Filhos


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Quando pais, educadores e profissionais de saúde mental falam sobre bullying, é compreensível que haja muita ênfase nas vítimas. Mas, ao focar apenas as vítimas nos esforços anti-bullying, tem uma parte importante, mas não podemos esquecer das crianças que praticam o bullying.

Claro que toda criança que pratica bullying vem de circunstâncias diferentes e tem razões diferentes para esse tipo de comportamento. Não existe um perfil de agressor, pois cada criança que se envolve nessa conduta tem um conjunto único de desafios. Porém, há muitas características e experiências comuns entre os agressores, e examiná-las pode ser benéfico. Por isso, listaremos 5 características comuns.

1.Falta de empatia

As crianças que praticam bullying geralmente tendem a ser atrofiadas no que diz respeito à autoconsciência e à inteligência emocional, principalmente no que diz respeito à empatia.

Embora possa parecer empatia e compaixão, são apenas traços naturais da personalidade, a verdade é que essas também são habilidades que podem ser ensinadas. Pais e educadores podem desempenhar um papel importante na prevenção, ensinando, modelando e praticando continuamente essas habilidades.

2. Necessidade de controle

“Muitos agressores procuram controlar tudo e todos porque sentem que suas vidas estão fora de controle, ou sentem que alguém pode machucá-los se não tiverem controle total de uma situação”, disse o neuropsicólogo Sanam Hafeez. “Eles procuram dominar os outros para garantir que ninguém os machuque.”

A psicóloga educacional licenciada Reena B. Patel ecoou esses sentimentos, observando que as crianças que se sentem detestadas ou não apoiadas pelos colegas geralmente recorrem ao bullying para obter algum controlesocial.

3. Desejo de poder e status

“Muitos agressores geralmente sentem necessidade de podere status no grupo social”, disse o psicólogo clínico John Mayer. “Eles têm déficit ou ignorância nas habilidades sociais e usam o bullying para ganhar status e poder porque não têm outros meios para fazer isso”, finalizou.

apoio pode ajudar as crianças a se sentirem mais poderosas do que seus pares, principalmente se sentirem inferiores de outras maneiras. Patel observou que o fraco desempenho acadêmico pode fazer com que as crianças se envolvam nesse comportamento. “Algumas crianças intimidam em resposta ao estresse acadêmico. Eles podem ter ciúmes de crianças que se saem bem ”, disse ela.

4. Exposição precoce à violência

As crianças que praticam bullying físico geralmente são expostas à violênciadesde tenra idade. Isso pode incluir interações entre membros da família ou até programas de TV e videogames violentos. 

“Muitos agressores veem a violência de maneira positiva, como uma forma de entretenimento ou uma boa maneira de satisfazer as necessidades”, explicou Hafeez, acrescentando que muitas crianças que praticam bullying também podem ter crescido com pais que usam disciplina física dura. “Os pais que usam castigos corporais ou aqueles que causam consequências abusivas podem criar filhos para intimidar outras pessoas”.

5. Impulsividade

De acordo com Hafeez, as crianças que praticam bullying geralmente têm pouco controle de impulsividade. “Eles não pensam sobre quais serão as consequências de suas ações no estado físico ou emocional de outra pessoa”, explicou ela.

Goodman observou que essa impulsividade não é uma parte indelével do ser da criança. “Por exemplo, a impulsividade de uma criança pode ser o resultado de não ter um bom conjunto de habilidades para resolver problemas e pensar: ‘Não sei como conseguir o que quero'”, disse ela.

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