Criança

4 regras para deixar as crianças se vestirem sozinhas

Crianças não podem tomar decisões sobre muitas coisas, mas podem escolher as roupas

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

deixe seu filho escolher as roupas

Escolher as próprias roupas faz parte do desenvolvimento (Foto: Shutterstock)

Nos primeiros anos de idade das crianças, os pais costumam vesti-las do jeito que eles querem. De repente, uma forte opinião sobre que roupas eles querem usar surge. Isso também acontece nos momentos de pressa ou nos dias em que o clima não está muito agradável.

Leia também

Dica de moda: dobre as mangas e barras

Anúncio

FECHAR

Roupas criativas para seu filho

Será que as peças de roupas são seguras para as crianças?

Mas essa forma de expressão faz parte do desenvolvimento. As crianças não podem tomar decisões a respeito de muitas coisas, mas podem escolher as roupas que gostam, contanto que não queiram sair de chinelo e bermuda em um dia frio. Veja como ajudar:

1. Entenda as escolhas deles

Assim como os adultos, as crianças usam estilo para criar a imagem que elas querem apresentar ao mundo.  Quando vocês forem comprar roupas, em vez de escolher sozinha a peça, pergunte: “você gosta dessa jaqueta?”.

2. Crie padrões

Se sua filha quer vestir calças floridas com uma blusa listrada, ela provavelmente não vai ser a única em sua turma na escola a quebrar as regras do mundo fashion. Insistir em fazê-la vestir o vestido que você escolheu, provavelmente não vai funcionar de manhã.

Você deve reforçar duas regras: a roupa deve estar apropriada para o clima e de acordo com a idade. Explique que algumas ocasiões tem regras de vestimenta para todos, incluindo a mãe e o pai. Então, separe por tipos, como para sair e para brincar. Se de manhã o tempo é curto, peça para que a seleção seja feita no dia anterior.

criança escolher a roupa

Separe por tipos e deixe que seu filho faça a escolha (Foto: Shutterstock)

3. Respeite a zona de conforto

Muitas crianças não estão preocupadas em estar bem vestidas, só querem vestir o que as faz sentir bem. Se tem uma roupa que seu filho não quer tirar nunca, compre o mesmo modelo em cores diferentes.

4. Não se preocupe com as escolhas

Quando seu filho disser “olha, mãe, listras com listras, estou combinando”, deixe ele aproveitar a satisfação de ter se vestido sozinho. Não tem problema se você sabe que a escolha não tem nada a ver. Se o seu filho usa uma roupa maluca e alguém brinca com ele sobre isso, é um importante momento de aprendizagem.

Marca de roupas para meninas inova trazendo piratas, aviões e carros

O que fazer quando seu filho engole objetos ou coloca-os no nariz e no ouvido