Bebês

O que fazer quando seu filho engole objetos ou coloca-os no nariz e no ouvido

A gente te ajuda a ficar atenta para um dos problemas mais comuns que acontecem dentro de casa

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

o que fazer quando a criança coloca objetos na boca, no nariz e no ouvido

É questão de pouco tempo para a gente ficar em pânico. 3, 2, 1…pronto! A criança engoliu uma moeda, ou colocou um brinquedo no nariz. Às vezes o ouvido é o lugar perfeito para eles colocarem uma bolinha. Se algo parecido com isso acontecer, é preciso tomar providências rápidas, que ajudem a não piorar o quadro. E cuidado com atitudes precipitadas, que podem agravar ainda mais essa situação de emergência.

Na boca, não!

A idade mais comum para engolir objetos é entre 6 meses e 3 anos de idade, nesse período sua atenção deve ser redobrada. Objetos pequenos como moedas, brinquedos pequenos e outras miniaturas são famosos por causarem problemas, assim como balas duras, amendoim e pipoca. Sinais de aviso de que a criança engoliu algo perigoso são tosse, engasgo, dificuldade em engolir e vômito. Caso sério!

Anúncio

FECHAR

O que fazer: se seu filho está tossindo, mas ainda consegue respirar, deixe-o tossir até o objeto sair. Não interfira levantando os braços ou batendo nas costas. Se, depois de alguns minutos, ele não for capaz de expelir o objeto por conta própria, ligue para a emergência. Agora, se ele expressar dificuldade em respirar corra para um pronto-socorro.

A vez do ouvido

Alguns sinais que seu filho colocou algo no ouvido são: dor, inchaço e perda da audição.

O que fazer: não tente alcançar o objeto com os dedos, pinça, ou cotonete; isso é muito perigoso, porque você pode empurrar ainda mais para o fundo. Ligue imediatamente para um médico se o objeto continuar preso. É possível que a criança tenha que fazer uma cirurgia para retirar. É muito sério!

Nada no nariz!

Esses dois buracos são uma tentação para as crianças quererem colocar objetos. Se você não viu seu filho colocar algo, alguns sinais alertam você do problema, como mau hálito e mau cheiro vindo das narinas. Tome medidas rápidas!

O que fazer: se você consegue ver o objeto, tente pegar com cuidado com seus dedos e puxe. Ou faça uma pressão na narina que não está obstruída e peça para que a criança faça como quando precisa assoar o nariz. Não use pinças ou outras ferramentas para tentar retirar o objeto, você pode acabar empurrando-o para a cavidade nasal e machucando seu filho. Ligue para o médico caso não consiga removê-lo. Ele saberá resolver com certeza!

Primeiros socorros

Todo segundo conta. Se a criança sofrer algo e está engasgada – e incapaz de respirar, tossir ou chorar – ligue para a emergência, 193 é o contato do corpo de bombeiros no Brasil. Caso você se interesse em saber mais informações, acompanhe a ONG Criança Segura. Eles promovem a prevenção de acidentes com crianças e adolescentes. É importante saber que nossa casa pode ser um ambiente cheio de armadilhas. Mais informações: criancasegura.org.br