Bebês

Camila Rodrigues faz desabafo sobre maternidade; confira 5 dicas de como lidar com essa culpa!

Camila Rodrigues faz desabado sobre maternidade: “tristeza com felicidade” - Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Publicado em 01/12/2022, às 09h26 - Atualizado em 02/12/2022, às 11h14 por Redação Pais&Filhos


Nessa quarta-feira, dia 30 de novembro, a atriz Camila Rodriguesfez um desabafo aos seguidores sobre os desafios que vem enfrentando com a recente maternidadeem seu Instagram.

Camila Rodrigues faz desabado sobre maternidade: “tristeza com felicidade” (Foto: Reprodução/Instagram)

A mãe de 39 anos de idade, postou uma foto com o filho, Bernardo de apenas quase um mês de vida, sentada na cama, com ele dormindo em seu colo. No desabado foi nas redes sociais, ela escreveu um forte texto sobre esse novo momento que está passando em sua vida.

“Por aqui, tem uma mãe sem filtro, cansada, em algumas acordadas de madrugada com raiva de ter que levantar pela quinquagésima vez. A privação do sono tem sido bem desafiadora, nossa, eu estou acabada”, começou Camila.

Ela falou sobre a verdadeira maternidade e o que realmente uma mâe passa com os filhos recém-nascidos, sem filtro: “Essa semana fiquei bem alérgica, minha pele do rosto queima, assim como meus peitos. Sim, queimam de tanto ele mamar ou simplesmente ficar ali no conforto do meu peito. É um momento delicioso, mas às 2 da manhã não é não. Ele não quer largar, e preciso ter toda paciência e habilidade pra esperar e tirar ele do peito. É como uma bomba, prestes a explodir”, ela continuou.

“Como pode ser tão caótico, mas te trazer paz, dá medo com segurança, tristeza com felicidade. Meu Deus, obrigada, por tudo que tenho na minha vida, apenas um relato de uma mãe que está tão feliz e exausta ao mesmo tempo, mas que não mudaria nada. Talvez sem as cólicas e as acordadas as noites”, completou falando sobre a dualidade da situação.

5 dicas para você lidar com a culpa da maternidade

Ser pai ou mãe pode fazer você se sentir culpado, mas isso não é um problema. Esse sentimento é compartilhado por muita gente em todo o mundo. Se você pesquisar no Google, mais de 70 milhões de respostas aparecerão, o único problema é que lá você ão acha uma resposta baseado em evidências que justifique esse sentimento.

Lidar com os filhos pode não ser tão fácil (Foto: Shutterstock)

culpa é um sentimento que aparece quando as ações ou pensamentos não correspondem ao que você espera de si mesmo. Porém, ao mesmo tempo, a culpa aumenta áreas cerebrais envolvidas com a empatia, começamos a ver em perspectiva a outra pessoa, tomando consciência do que está ao nosso redor. A culpa motiva um pedido de desculpa tentando diminuir esse sentimento.

Para os pais, a culpa é um sentimento limitador, é uma barreira para tomada de ações, eles ficam sobrecarregados pela culpa. 

O sentimento de culpa é comum entre os pais (Foto: Reprodução)

Algumas coisas que podem fazer você se sentir culpada:

–  Equilibrar a carreira e a família.Uma pesquisa mostrou que as mulheres podem sentir culpa e fracasso por ter níveis baixos de libido e intimidade com seus parceiros após o parto.

– Saúde do bebê. Um exame anual com o pediatra pode ser outra fonte de culpa, ainda mais se descobrem que seu filho pode estar com risco de algum mal que eles poderiam ter controlado, como obesidade infantil;

– Irmãos. Os pais podem se sentir culpados por priorizar uma criança sobre a outra;

– Disciplina. Muitos pais dizem sentir culpa por serem tolerantes demais ou por não terem paciência, ficando nervosos, recorrendo a gritar ou bater;

– Tecno-culpa. Vem com o advento da tecnologia na vida das crianças. Os pais podem sentir culpa por deixarem o uso do telefone no playground por usarem dispositivos eletrônicos para distraírem as crianças.

Mas, por ser comum, há formar de tentar superar essa situação!

– A culpa é normal! Da próxima vez que estiver se sentindo como a pior mãe do mundo, lembre-se: todo pai sente isso às vezes. Talvez você só precise desse incentivo para continuar o dia;

– Deixe de lado a perfeição! Ter expectativas realistas sobre você e seus filhos pode fazer uma grande diferença. No final de um longo dia, lidar com uma criança que se recusa a ir para a camanunca será fácil. Seja realista sobre sua capacidade de resolver todos os problemas tranquilamente. Nem sempre é possível. Ninguém é perfeito. Não você e não seus filhos. E tudo bem.

– Canalize seus sentimentos em ações! A culpa não pode te impedir de tentar começar de novo, de mudar para melhor. A culpa está associada à empatia, deixe essa ideia teincentivar a fazer algo diferente e que ela te motive a mudar o que está fazendo com que você se sinta culpado.

– Procure orientação confiável e fundamentada em evidências! Procure programas que tenham evidências de sua eficácia, incluindo evidências de sucesso científico em obter resposta para a culpa dos pais.

– Crie uma rede de ajuda com outros pais! Você pode construir sua própria rede de encorajamento com outros pais. Compartilhe suas histórias – não apenas os altos, mas também os baixos – e ofereça feedback positivo. E sempre que precisar, lembre-se que sentir-se culpado é parte normal de ser pai ou mãe.

Confira o que rolou no podcast com Izabella Camargo direto do 14º Seminário Internacional Pais&Filhos


Leia também

Reprodução: Instagram

Família

Amanda Kimberlly se declara em primeira foto da filha no feed do Instagram

Amanda Kimberlly participou de reality show e namorou cantor famoso - (Foto: reprodução/X)

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"

Rafaella Santos afirma que não parou de seguir Bruna Biancardi nas redes sociais - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Irmã de Neymar se defende após ser acusada de deixar de seguir Bruna Biancardi no Instagram

Rafaella Santos deixa se seguir Bruna Biancardi - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Irmã de Neymar dá unfollow em Bruna Biancardi após compartilhar foto de filha de Amanda Kimberlly

Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam" - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Fabiula Nascimento anuncia mudança em 'status de relacionamento': "O amor e o respeito continuam"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Neymar Jr mostra o rosto de filha com Amanda Kimberlly pela primeira vez

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Neymar anuncia paternidade de Helena e Bruna Biancardi passa dia com amigas - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi aproveita "spa" no dia em que Neymar confirma paternidade da filha de Amanda Kimberlly