Gravidez

9 razões para chamar o médico durante a gravidez

iStock
iStock
Parents

Publicado em 14/05/2018, às 12h09 - Atualizado em 01/03/2021, às 08h23 por Redação Pais&Filhos


A gravidez pode ser um momento de muitas perguntas, especialmente quando se trata da saúde do seu bebê. Saber o que é seguro e o que não é – e quando os sintomas exigem uma ligação para o seu médico é importante. Veja:

Sangramento, febre, dor e calafrios

Sangramento vaginal moderado a pesado ou qualquer tipo de sangramento vaginal acompanhado de febre, dor e/ou calafrios são sinais de que você precisa ligar para o seu médico imediatamente. Certifique-se de saber sua temperatura e esteja pronta para descrever exatamente o que você está sentindo.

Dor de cabeça, desmaios e tontura

Se você achar que está sofrendo de uma dor de cabeça severa e persistente – especialmente se for acompanhada por desmaios, tontura e/ou visão turva – você deve ligar para o seu médico. Encontre um bom lugar para sentar e descansar e, se estiver se sentindo fraca, peça a alguém para sentar com você enquanto conversa no telefone ou espera o retorno do seu médico. Tente beber um pouco de água (a desidratação é frequentemente a causa desses sintomas).

Micção frequente e dolorosa

Embora a micção frequente seja uma queixa comum durante a gravidez, a queimação e a dor não são. Este sintoma é o sinal revelador de uma infecção da bexiga – uma ocorrência comum em muitas mulheres e especialmente desconfortável durante a gravidez. Não deixe de entrar em contato com seu médico imediatamente se tiver esses sintomas para ajudar a prevenir complicações (que podem incluir trabalho de parto prematuro e bebês com baixo peso ao nascer). Para evitar uma infecção, certifique-se de que está bebendo bastante água, esvazie a bexiga antes e depois da relação sexual, use calcinha de algodão e tente evitar usar leggings.

Moderada a severa crises de dor pélvica

Muitas mães sentem uma certa pressão pélvica durante a gravidez. No entanto, a dor intensa e persistente (não apenas uma pontada) pode ser um sinal de preocupação. Se alongamento, água ou descanso não aliviar a dor rapidamente, chame o médico (especialmente se a dor for acompanhada de febre).

Vômito acompanhado de febre ou dor

Vomitar mais de uma vez por dia, febre e dor exigem contato com seu doutor. Embora isso não cause nenhum dano real a você ou ao seu bebê, a incapacidade de manter os alimentos em dia e as náuseas que se estendem até a gravidez são um problema que seu médico precisará para ajudá-lo a superar.

Calafrios ou febre superior a 39,4 graus

O crescimento e desenvolvimento do seu bebê dependem do seu corpo manter uma temperatura estável e saudável. A temperatura não afetará muito o seu bebê, mas pode ser um sinal de infecção ou outro problema que seu médico deve estar ciente.

Corrimento vaginal constante ou pesado de fluido

Se você sentir uma onda de líquido antes de sua 37 ª semana de gravidez, você deve chamar seu médico imediatamente. Isso poderia ser atribuído de prematuro mais tarde. Se for acompanhada por contrações – essa é outra razão para falar com o obstetra.

Inchaço repentino de mãos, pés ou rosto

Se em seu segundo ou terceiro trimestre suas mãos e rosto incham consideravelmente, pode ser um sinal mais do que apenas retenção de água normal. Requer uma visita imediata ao consultório do seu doutor.

Falta de movimento fetal

Mais tarde na gravidez, você começará a rastrear os movimentos do seu bebê fazendo contagens de chutes fetais. A maioria dos médicos recomenda que você faça isso algumas vezes por dia e procure por 10 movimentos em 10 minutos. Se você tentar e não sentir qualquer movimento, beba um copo de suco de fruta (os açúcares naturais aumentam o açúcar no sangue do bebê e pode fazer com que ele se movimente), depois deite-se no seu lado esquerdo em uma sala silenciosa por meia hora. Se, após uma segunda tentativa, você não sentir qualquer movimento – ou se duas horas se passarem sem 10 movimentos, lembre-se de ligar para o seu médico.

Leia também:

17 dicas para uma gravidez saudável

Sangramento na gravidez? Te ajudamos a saber quando é normal

10 perguntas e respostas sobre pressão alta na gravidez


Palavras-chave
SaúdeGravidezMãe

Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Samsung Galaxy S24 Ultra - Divulgação

Lançamento

Ofertas do dia: recém-lançado Galaxy S24 Ultra da Samsung com desconto de 27%

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Shantal e Renato Kalil - Créditos: Reprodução

Família

Médico que foi denunciado por violência obstétrica com Shantal vai voltar a fazer partos

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Adriane Galisteu fala sobre gravidez e segundo filho aos 51 anos: "Meu melhor papel"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar