Bebês

A importância do contato com a natureza e vida ao ar livre para o desenvolvimento infantil

Vá ao parque com o seu filho! - iStock
iStock
Santher

Publicado em 18/01/2023, às 06h22 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


Estar ao ar livre é uma ação que faz bem para todas as pessoas de todas as idades, e é claro que as crianças não estão fora dessa regra! A infância é um momento marcado pelo desenvolvimento e por ser repleta de descobertas. Segundo a UNICEF, alguns estudos já mostraram que na primeira infância todas as experiências vividas servem de base para o desenvolvimento integral.

Ainda de acordo com a UNICEF, a primeira infância é onde começam as oportunidades mais importantes para a saúde, desenvolvimento, aprendizado, e bem-estar emocional das crianças. Além disso, não existe nada melhor do que estar ao ar livre em família, se divertindo e conectando com a natureza, dando um descanso do uso de telas.

Bebê com a mãe no parque
Vá ao parque com o seu filho! (Foto: iStock)

A necessidade de estar ao ar livre 

Hoje em dia é muito mais comum que nós tenhamos mais tempo em frente às telas do que ao ar livre, por conta das rotinas apressadas e dia a dia corrido. Por mais que seja algo difícil, dar uma “escapada” do mundo virtual é mais do que necessário, principalmente quando se trata de crianças na primeira infância. O contato com a natureza é algo crucial para o desenvolvimento da criança.

A conexão da criança com o ar livre faz com que todos os sentidos possam ser estimulados desde cedo. Quando as crianças brincam na natureza, elas conseguem estimular principalmente a criatividade, e escolas com áreas verdes apresentam crianças que brincam de forma mais criativa e cooperativa segundo o Health Education Research, estudo feito por Oxford. O mesmo estudo também afirma que as crianças que estão sempre em contato com a natureza costumam ser mais ativas e se importam mais com a alimentação.

Criança plantando
O contato com a natureza na primeira infância ajuda a criança a se desenvolver (Foto: Getty Images)

Fora isso, as crianças que têm um contato maior com a natureza conseguem se socializar com outras com mais facilidades, sendo mais saudáveis e também mais felizes, de acordo com o Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine. E não para por aí! O contato com a natureza também proporciona experiências positivas, aperfeiçoa a visão, previne o estresse tóxico, garante a absorção da vitamina D, desenvolve o sistema cognitivo, diminui sintomas de depressão e ansiedade, desenvolve força motora, coordenação e equilíbrio.

Conforto é a chave para estar ao ar livre 

Para que as crianças possam brincar, rolar, engatinhar, pular e descobrir o mundo que as esperam lá fora, elas precisam estar se sentindo confortáveis e livres de qualquer coisa que possa as impedir de se movimentar. Fora isso, a praticidade também deve estar a favor dos pais, para que eles possam trocar as roupas e fraldas assim que necessário sem perder tempo!

Para garantir que as crianças possam brincar sem se preocupar e que os pais possam realizar a troca de fraldas facilmente, a Santher desenvolveu a nova Personal Baby Premium Pants, que conta com uma tecnologia japonesa que garante uma maciez sem igual para a pele do bebê, assim como um toque de algodão. Ela também é bem fácil de vestir e tirar, com um ajuste perfeito que não aperta nem a barriga e nem as pernas do bebê. O diferencial dela é o sistema de rápida absorção 3D, absorvendo o xixi de forma muito mais rápida, com uma camada ultra respirável! Assim a pele do seu bebê fica sempre arejada.

Fralda Santher
A Personal Baby Premium Pants ajuda os pais a trocarem as fraldas com mais facilidade (Foto: Divulgação)

Confira tudo o que rolou no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos


Leia também

Rodrigo Faro disse que quer ensinar humildade para as filhas - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Rodrigo Faro paga colégio com mensalidade de R$4 mil para filhas e justifica: “Ensinar humildade”

A bebê passou por uma onda de calor de 48,9° - (Foto: Reprodução/ Facebook)

Família

Bebê de 4 meses morre em passeio após passar por calor de quase 49°

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Irmã de Neymar tatua nome das filhas do jogador com Bruna Biancardi e Amanda Kimberlly

Pete escreveu livro sobre a história da família - Reprodução/ Daily Mail

Bebês

Casal que adotou bebê abandonado no metrô mostra como está o filho depois de 20 anos

Luana Piovani - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Nasceram! Biah Rodrigues dá à luz os filhos gêmeos com Sorocaba

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Rafaella Justus usa roupa avaliada em quase R$ 30 mil em viagem com a família