Criança

Estudos afirmam que crianças que convivem com cachorros possuem menos riscos de ter dermatite

Criança e cachorro - Freepik
Freepik

Publicado em 11/01/2023, às 09h24 por Redação Pais&Filhos


Segundo pesquisas, as bactérias presentes nos cachorros, ao contrário do que muitos pensam, podem acabar ajudando no desenvolvimento imunológico das crianças! Sendo assim, além de ser seu melhor amigo, ter um companheiro de quatro patas em casa pode ser muito benéfico à saúde de seu filho.

Criança e cachorro (Foto: Freepik)

Em um novo estudo, pesquisadores conseguiram rastrear as taxas de eczema de aproximadamente 800 crianças com menos de 2 anos e, com isso, analisaram se os pais destas tiveram um cachorro em casa durante a gravidez ou no primeiro ano de vida dos filhos.

De acordo com dados coletados por médicos do Hospital Henry Ford Health, que fica localizado em Detroit, no estado do Michigan, nos Estados Unidos, ficar próximo de um cão aparentava ter um ‘efeito protetor significativo’ contra o desenvolvimento de dermatite em crianças. A equipe ainda relatou que a e doença pode ser evitada com tal contato frequente – isto por causa das bactérias.

Com a exposição dada nos primeiros meses de vida do bebê, o sistema imunológico passa a se desenvolver de forma saudável, reduzindo com grande eficácia certas condições inflamatórias, como o eczema.

O estudo foi feito no Hospital Henry Ford Health, em Detroit, no Michigan, EUA (Foto: Freepik)

O que é dermatite atópica?

É uma doença crônica e não contagiosa, que deixa a pele inflamada e seca. Como principal sintoma, os pais podem notar a coceira. Geralmente, a condição aparece nos primeiros anos de vida e com mais frequência nas famílias que possuem asma, rinite ou a própria doença.

O que é dermatite de contato?

Também conhecida como eczema, a dermatite de contato é uma inflamação da pele que ocorre quando entramos em contato com uma substância que causa irritação ou alergia. Os sintomas costumam ser relacionados a lesões vermelhas ou bolhas acompanhadas de ardência e queimação. Em uma fase mais evoluída, o problema pode apresentar crostas ou saída de secreção.

O que é dermatite de fralda?

São as famosas assaduras e costumam ser o problema mais comum nos bebês. Ela acontece pelo contato com substâncias existentes na urina e nas fezes. Apesar de ser mais simples, pode trazer muito desconforto para o seu filho, atrapalhando até mesmo o sono. Geralmente, ela costuma arder e causar vermelhidão, contudo, em casos mais extremos pode descamar e até mesmo sangrar.

Como proteger a pele do bebê das dermatites

Nada de banhos longos: durante a higiene do bebê, a água não pode estar quente demais e o processo deve durar entre 5 e 10 minutos para não causar irritações na pele.

Não esfregue tanto a pele: ainda na hora do banho, todo o processo de higiene importa e deve ser feito com cuidado. Por isso, não esfregue muito a pele do bebê, pois isso pode diminuir a camada de proteção natural. Isso também vale na hora de secar! Opte sempre por toalhas macias.

Amamentação também é um cuidado: esse hábito ajuda (e muito!) a proteger a pele do bebê da dermatite atópica. Além de todos os benefícios nutricionais, age de forma protetora e auxilia no desenvolvimento da imunidade. Neste momento especial, mãe e filho também fortalecem os vínculos!

Invista em protetor solar e repelente: apesar de serem fundamentais para proteger o bebê, vale lembrar que ambos devem ser usados a partir dos seis meses de idade! Antes disso, a pele ainda não está pronta para receber os ingredientes desses produtos.

Não esqueça do hidratante: após o banho, a hidratação é fundamental para evitar a perda de água e o ressecamento. Dessa maneira, seu filho fica com a pele ainda mais protegida!

Troque a fralda do bebê várias vezes ao dia: quando a criança fica em contato com o xixi ou cocô, algumas substâncias podem fazer as assaduras aparecerem. Por isso, é muito importante realizar a troca de fraldas, pelo menos, oito vezes ao dia para garantir que o bebê fique sequinho e protegido.

Use apenas produtos de qualidade: a pele do bebê já é mais sensível por natureza, por isso, escolha sempre itens de higiene adequados para o seu filho. Evite produtos que tenham corantes, parabenos, cheiros fortes, álcool e ingredientes de origem animal.

Confira tudo o que rolou no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos!


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Esposa de Tony Ramos tranquiliza fãs sobre condição do ator após cirurgia - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Esposa de Tony Ramos atualiza estado de saúde do ator após cirurgia

Modelo que estaria grávida de Neymar aumenta rumores com escolha dos padrinhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar convida irmã e amigo do jogador para padrinhos

Amanda Kimberlly confirma gravidez, mas não foi confirmada a paternidade de Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Ter um diálogo com os filhos fortalece a relação entre o adulto e a criança - Getty Images

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho