Vacinar para a vida

Benefícios da vacinação para a família

As vacinas já salvaram milhares de vidas¹ - iStock
iStock

Publicado em 30/11/2022, às 11h39 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


Desde a invenção até os dias atuais, as vacinas já salvaram milhares de vidas¹. Segundo a Organização Mundial da Saúde, três milhões de vidas são salvas todos os anos graças à vacinação, e se a cobertura vacinal abrangesse mais pessoas, este número poderia ser ampliado em mais de 1,5 milhão de vidas. Segundo o Instituto Butantã, as vacinas protegem contra mais de 15 doenças²!

Dito isso, as vacinas servem para proteger não apenas a pessoa que a toma, mas também toda a comunidade que ela está inserida, incluindo a família¹. Segundo o Dr. Claudio Len, médico do departamento Materno-Infantil do Hospital Albert Einstein e pai da Fernanda, Beatriz e Silvia, ao vacinar a família inteira, você garante uma maior proteção de todos da casa!

Mãos dadas
As vacinas já salvaram milhares de vidas¹ (Foto: iStock)

Porquê vacinar toda a família

Para o especialista Claudio Len, a vacinação em família tem apenas benefícios a oferecer para todos: “A vacinação sempre tem benefícios porque ela é uma forma de evitar algumas doenças contra as quais a gente pode provocar a formação de anticorpos como forma de prevenção”. Fora isso, ele explicou que a vacinação evita o contágio entre pessoas da mesma casa: “Logicamente, quando você vacina a família toda, você cerca mais a proteção, porque todas essas doenças virais podem passar de uma pessoa para outra, do pai para o filho, do filho para o irmão, do irmão para a mãe”. 

Vacinando todos, é possível acabar com o ciclo da doença: “Com a vacinação, você cria um círculo de proteção de todas as pessoas da casa. Existem vacinas que não impedem que você pegue a doença, como a da gripe e do Covid-19. Você pode ter ela de formas mais atenuadas, mais leves […] Quando você vacina todo mundo, você potencializa a proteção”. Contudo, o doutor deixa claro que se vacinar apenas na infância não garante proteção total: “A pessoa acha que se vacinou quando era criança e isso já resolve, mas essa não é a realidade. É necessário sempre olhar a cartela de vacinação e falar com o médico”. 

Quando apenas uma pessoa da família está vacinada contra certo tipo de doença, a proteção da casa acaba sendo diminuída e concentrada em apenas uma pessoa: “Se é uma casa de cinco pessoas e só uma está vacinada, ela vai ser a mais protegida da família, não há nenhuma dúvida. Logicamente, se vacinar todos, você aumenta a proteção porque vão ser menos vírus entrando para a casa”. Ou seja, não é tão efetivo quando apenas um membro da família está vacinado, já que pensando no modo coletivo, todo o resto dos parentes continua vulnerável. Além disso, o pai de Fernanda, Beatriz e Silvia explicou um pouco sobre o funcionamento das vacinas em nosso organismo: “Existem várias técnicas biológicas, várias técnicas moleculares, mas o que elas fazem no modo geral é uma produção artificial de anticorpos”. Segundo o Dr. Claudio, existem vacinas que ficam no organismo por alguns meses e necessitam de reforço, enquanto outras em que a proteção é mais duradoura: “A vacinas induzem uma formação de anticorpos maior do que se você tivesse o contato natural com a doença, e mais importante, sem que você tenha a doença”.

Quebra-cabeça de coração
Existem pessoas que não podem tomar alguns tipos de vacinas (Foto: Getty Images)

As reações que podemos ter após tomar a vacina também são completamente normais segundo o médico: “Toda vacina, como qualquer remédio, como qualquer procedimento, pode ter efeitos indesejáveis, efeitos adversos. De modo geral, a maioria das vacinas não traz efeitos graves, mas logicamente pode acontecer como qualquer outro procedimento médico. Mas qual é o raciocínio médico? Você coloca sempre riscos e benefícios em uma balança, então não há dúvidas de que os benefícios são muito maiores do que os riscos de todas as vacinas”. Por conta destas reações adversas, é necessário saber quem está apto para tomar a vacina ou não: “Existem pessoas que não podem se vacinar, especialmente quando tem algum tipo de imunodeficiência ou quem toma algum remédio imunossupressor. Nesses casos, são evitadas as vacinas de vírus vivo”, sempre, nessas situações, consulte seu médico de confiança. 

Caso seja necessário, o doutor afirma que não existe nenhum problema em tomar mais de uma vacina por vez: “Tem crianças no meu consultório que no mesmo dia tomam quatro a cinco vacinas uma só vez, e muitas vezes elas são associadas, como a hexavalente, pneumococos, rotavírus, gripe ou Covid”. Por último, o médico alertou para a necessidade de se vacinar para proteger toda a família: “As famílias têm que entender que tem que respeitar as posições da sociedade de especialistas. Você tem a Sociedade Brasileira de Pediatria, a Sociedade de Pediatria de São Paulo, a Academia Americana de Pediatria e por aí vai. Então tem que ver o que o especialista fala”.

REFERÊNCIAS:

  1. Vaccine Benefits [Internet]. [acesso em Novembro/2022]. Disponível em: https://vaccinateyourfamily.org/why-vaccinate/vaccine-benefits/
  2. Vacinas protegem a população mundial contra mais de 15 doenças: conheça algumas delas [Internet]. [acesso em Novembro/2022]. Disponível em: https://butantan.gov.br/covid/butantan-tira-duvida/tira-duvida-noticias/vacinas-protegem-a-populacao-mundial-contra-mais-de-15-doencas-conheca-algumas-delas#:~:text=Vacinas%20protegem%20a%20popula%C3%A7%C3%A3o%20mundial,conhe%C3%A7a%20algumas%20delas%20%2D%20Instituto%20Butantan

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

Taiza Krueder, do Clara Resort, fala sobre carreira e maternidade - (Foto: Arquivo Pessoal)

Família

Taiza Krueder, CEO do Clara Resort, fala sobre inspiração da família no trabalho: "Criei 3 filhos aqui dentro"