Vacinar para a vida

6 mitos e verdades sobre vacinação na gravidez

A vacinação na gravidez também oferece anticorpos para o bebê por meio da placenta² - Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 11/11/2022, às 06h34 - Atualizado às 12h56 por Fernanda de Andrade, filha de Débora e Marcos


Bebês, crianças, adultos, idosos… Todos devem se vacinar caso não tenham alguma doença que os faça serem inaptos a se vacinarem¹, e com as gestantes isso não é diferente. Durante a gestação, os primeiros anticorpos a serem produzidos pelo bebê são, na verdade, passados pela mãe por meio da placenta e por esse motivo a vacinação na gravidez é algo essencial².

Com a vacinação, é possível construir uma imunidade coletiva, protegendo aqueles que não podem se vacinar e também desacelerar a contaminação de outras pessoas com doenças que podem ser prevenidas através da vacinação¹. Confira a seguir alguns mitos e verdades sobre a vacinação durante a gravidez!

Vacinação na gravidez é fundamental
A vacinação na gravidez também oferece anticorpos para o bebê por meio da placenta² (Foto: Shutterstock)

1- Não é necessário se vacinar durante a gravidez

MITO

Segundo o Dr. Igor Padovesi, ginecologista, obstetra e pai de Beatriz, Guilherme e Cecília, a vacinação é importante de qualquer maneira: “Vacinação, na gravidez ou fora dela, é para a prevenção de doenças infecciosas que são passíveis de serem evitadas. É importante para a proteção da mãe e indiretamente do bebê”. Fora isso, ele ressaltou que as doenças podem apresentar riscos durante a gravidez: “Doenças que podem ser complicadas para a mãe durante a gestação, e com a vacinação, a mãe passa os anticorpos para o bebê pela placenta”.

2- Algumas vacinas não são recomendadas durante a gravidez

VERDADE

Existem, sim, algumas vacinas que não são recomendadas durante a gestação, como a da febre amarela². O Dr. Igor explicou melhor o motivo pelo qual algumas vacinas são evitadas: “As vacinas que não são recomendadas durante a gestação são as que têm como componente o vírus ativo. Elas têm um risco, embora muito baixo, de ter algum tipo de repercussão para o feto. Elas são recomendadas para serem tomadas antes ou depois da gestação”. Por isso, sempre converse com o seu médico de confiança para esclarecer esses pontos.

3- Apenas a gestante deve se vacinar

MITO

Como foi dito anteriormente, a vacinação ajuda a criar uma imunidade coletiva contra certas doenças¹. Quando o pai do bebê, a tia, a avó, toda a família se vacina, é garantida uma proteção ainda maior para a mãe e para a criança, quando ela nascer. O recomendado é que todas as vacinas sejam tomadas antes do nascimento do bebê, já que quanto antes a rede de apoio seja vacinada, melhor para a família³.

Vacinação na gravidez protege mãe e bebê
Vacinação durante a gravidez protege tanto a mãe quanto o bebê² (Foto: Shutterstock)

4- Algumas vacinas devem ser repetidas em toda gestação

VERDADE

Segundo o Dr. Igor Padovesi, mesmo que algumas vacinas tenham sido tomadas na última gestação, é necessário repetir a dose em uma nova gravidez: “Algumas vacinas devem ser repetidas a cada gestação, principalmente a da gripe ou influenza, que muda todo ano, e a vacina tríplice bacteriana conhecida como dTpa, é uma vacina que nos últimos anos foi recomendada pelo calendário vacinal do Brasil para que seja feito o reforço em toda gestação, com o objetivo de que a mulher tome a vacina perto do parto para que os anticorpos da vacina possam ser passados para o feto”.

5- Vacinas podem causar abortos

MITO

A relação entre vacinas e abortos é inexistente segundo o especialista: “Aborto é algo comum. Cerca de 10% a 20% das mulheres terão algum aborto, independentemente da idade que tenham, é super frequente. Não há nada que relacione as vacinas como causa do aborto. Mas é uma confusão comum. Contudo, existe a recomendação de não tomar vacinas que tenham vírus vivo ou atenuado durante a gravidez”.

6- Existem vacinas recomendadas para após o nascimento do bebê

VERDADE

As vacinas recomendadas para as mães não se limitam apenas ao período da gravidez. Existem vacinas que são recomendadas para após o nascimento do bebê: “A maioria das vacinas que não são feitas durante a gravidez são liberadas para serem tomadas durante a amamentação. Por exemplo, a tríplice bacteriana é uma. Caso a mãe não tenha os anticorpos, a vacina já é recomendada após o nascimento do bebê”, afirma Dr. Igor.

REFERÊNCIAS

1- Why Do We Vaccinate [Internet]. [acesso em Novembro/ 2022]. Disponível em: https://immunitycommunitywa.org/why-immunize/

2- A vacinação da gestante [Internet]. [acesso em Novembro/2022]. Disponível em: https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/199-a-vacinacao-da-gestante

3- Mitos e verdades sobre a vacinação da gestante [Internet]. [acesso em Novembro/2022]. Disponível em: https://www.casadevacinasgsk.com.br/fique-por-dentro/mitos-e-verdades-sobre-a-vacinacao-da-gestante

Inscreva-se no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos – Toda família é nossa!

Ele já tem data para acontecer e, depois de cinco edições online, este volta a ser presencial no dia 17 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui! Te esperamos por lá!


Leia também

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Alok faz anúncio em vídeo no Instagram - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Alok compartilha vídeo em família para anunciar: "Agora somos 6"

Amanda Kimberlly confirma gravidez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Suposta mãe do 3º filho de Neymar confirma gravidez nas redes sociais

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo - Reprodução/Instagram

Família

Graciele Lacerda fala sobre chegada de filho com Zezé di Camargo

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Vicky se surpreende com quarto em mansão - (Foto: reprodução/Instagram)

Criança

Quarto super luxuoso de filha de Roberto Justus revolta seguidores: "Exagero"

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais