Publicado em 09/07/2019, às 15h16 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h22 por Isabella Zacharias, Filha de Aldenisa e Carlos
Médico do departamento Materno-Infantil do Hospital Albert Einstein, dr. Claudio Len é pai de Fernando, Beatriz e Silvia, e é nosso braço direito quando surge alguma dúvida sobre a saúde do seu filho. O assunto do mês é rinite!
Essa é uma doença alérgica que acomete a mucosa nasal. Ao lado da asma ou bronquite alérgica, é causa importante de consultas em todas as faixas etárias. Os sintomas são bem específicos, como a obstrução nasal, coriza, espirros e coceira no nariz.
Muito frequente, costuma ter um impacto significativo na qualidade de vida, uma vez que compromete o sono por atrapalhar a respiração. Em alguns casos, há a associação com doenças infecciosas, como a sinusite bacteriana, com aparecimento de febre, tosse e a eliminação de secreção amarela ou esverdeada. Pode acontecer da rinite melhorar ao longo da vida, mas para alguns pacientes a doença pode ser recorrente ou persistente.
O melhor tratamento é o preventivo, com mudanças no ambiente, que geralmente é rico em poeira, ácaros, fungos e outros inalantes, como perfumes e fumaça de cigarro. Aliás, a chance de doenças alérgicas das vias aéreas aumenta em até 20 vezes em famílias com indivíduos fumantes – fica aqui o alerta para os pais! Felizmente atualmente dispomos de alguns medicamentos seguros que são capazes de controlar a resposta alérgica, que pode ser leve ou intensa.
A vacina é realmente eficaz? Como funciona? E qual a diferença entre rinite e sinusite? (Bruna Freitas, mãe de Lis)
O uso das vacinas, também chamado de imunoterapia, é indicado nos casos que não respondem bem às medidas de controle ambiental e ao tratamento medicamentoso. Os mais beneficiados por esse método são pacientes com alergia a ácaros. O tratamento pelas vacinas pode ser iniciado aos 5 anos, devendo ser mantido durante 3 anos no mínimo. Quanto à comparação da rinite com a sinusite, sabemos que a primeira tem um fundo puramente alérgico, enquanto a segunda é causada e perpetuada por microrganismos, em especial bactérias.
Tenho um bebê de dois meses e o pai tem a alergia. Com qual idade é possível saber se nosso filho tem também? Qual seria o tratamento? (Aline Parra, mãe de Guilherme)
A rinite pode aparecer já no primeiro ano de vida. No entanto, os sintomas costumam iniciar a partir de 1 ou 2anos, quando o diagnóstico clínico pode ser feito. Os exames de sangue e testes cutâneos podem ajudar na descoberta do agente desencadeador. Infelizmente não há um tratamento definitivo, mas o controle ambiental (eliminação de focos de ácaros, fungos, entre outros) aliado ao tratamento medicamentoso, com remédios intranasais e via oral, costuma resultar em alívio significativo dos sintomas.
Minha filha de seis anos tem rinite e o pai dela também. A alergia pode ser hereditária? Tem cura? (Lucélia Moraes, mãe de Luiza)
Sim, estudos epidemiológicos mostram que o caráter hereditário é marcante, e as chances da doença aumentam quando os pais são alérgicos. A rinite não tem cura definitiva, mas pode ser controlada com medidas ambientais e pelo uso de medicamentos específicos e seguros. Ou seja, a rinite não tem cura, mas podemos colocar os sintomas “para dormir”. Os pais de crianças com rinite sabem que há períodos de melhora e piora, e que a rinite deve ser tratada nos períodos de exacerbação dos sintomas e entre as crises (tratamento profilático).
Leia também:
Atchim! Rinite alérgica pode afetar o desempenho escolar das crianças
A frente fria está chegando! Saiba como proteger seu filho das doenças de inverno
Tire suas dúvidas! Dr Claudio responde 4 perguntas sobre catapora
Família
Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach
Família
Assessor, amigo próximo e morador da mansão: conheça o padrinho do filho de Virginia Fonseca
Gravidez
Fátima Bernardes fala sobre ter mais um filho e conta como será a gravidez
Família
Zé Felipe faz tatuagem com significado especial em homenagem ao nascimento de José Leonardo
Família
Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"
Família
Neymar se pronuncia sobre teste de paternidade da suposta filha de 10 anos com modelo húngara
Família
Poliana Rocha explica motivo de ter feito quarto só para filhas de Zé Felipe em mansão
Família
Ex de Ana Hickmann manda indireta após apresentadora assumir noivado com Edu Guedes