Recém-Nascido

Você sabe como é o desenvolvimento da visão do bebê? Descubra

Os bebês não nascem com a visão completamente formada

Carolina Piscina

Carolina Piscina ,filha de Ana Maria e Osvaldo

(Foto: Shutterstock)

Quando alguém está a 60 cm do rosto do bebê, ele enxerga tudo turvo (Foto: Shutterstock)

Quando os bebês nascem é sempre a maior festa. São caras, bocas e muitas gracinhas ao lado do berço para vê-los sorrindo. Mas nem sempre eles estão enxergando tudo de forma clara e todas essas caretas podem ser em vão.

Leia também

Abra os olhos!

Anúncio

FECHAR

Exames do recém-nascido

Hipotireoidismo infantil: saiba quais sãos as causas e os sintomas

Nesta semana, um estudo realizado pelo Instituto de Psicologia na Universidade de Oslo, na Noruega e na Universidade de Uppsala, na Suécia, revelou que nos primeiros dias de vida, a distância máxima para um bebê distinguir a expressão facial de uma pessoa é de 30 cm. Quando alguém está a 60 cm do rosto do bebê, ele enxerga tudo turvo.

Isso não é novidade entre os médicos, apesar de ser muito interessante. “A criança nasce com uma visão muito rudimentar, menos de 10% da visão de um adulto normal e vai se desenvolvendo nos primeiros 6 meses de vida”, explica Fabio Ejzenbaum, diretor da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, pai de Marina e Daniel.

Quando nascemos, os olhos estão prontos, mas a área do cérebro responsável pela visão é muito imatura no nascimento e para que ela se desenvolva, são necessários estímulos. Nos primeiros meses de vida, os bebês reconhecem muito mais a mãe e o pai pela audição do que pela visão.

(Foto: Shutterstock)

Na maternidade é essencial fazer o teste do olhinho (Foto: Shutterstock)

Somente com 3 anos de idade é que a visão chega perto com a de um adulto. “Com 9 ou 10 anos de idade a criança chega na visão perfeita. Por isso pedimos para os pais levarem os filhos ao oftalmologista cedo”, afirma Fabio.  As visitas ao médico devem ser feitas ao menos uma vez por ano e devem começar já no primeiro ano de vida. Além disso, o teste do olhinho na maternidade é essencial para detectar alguma doença.

Se o seu filho já for mais velho, você pode identificar através de alguns sinais que a visão dele não está boa, como sentar perto demais da televisão para poder assistir, desenhar com a cabeça muito perto da folha de papel, fechar os olhos para enxergar de longe e não reconhecer as pessoas que estão distantes dele. Nesses casos, a consulta com um oftalmologista é necessária.

Entenda as fases do desenvolvimento da linguagem e da fala do bebê

O que você deve e não deve fazer quando seu filho estiver com febre

Toda criança deve fazer teste de QI?