Bebês

Exames do recém-nascido

exames-recem-nascido

Publicado em 27/04/2015, às 19h43 - Atualizado em 15/03/2016, às 16h40 por Redação Pais&Filhos


exames-recem-nascido

O bebê mal nasce e já passa por uma série de exames: do pezinho, da orelhinha, do coração, do olhinho, da linguinha… E a gente nem sabe para que servem. Primeiro, saiba: todos eles são importantes para diagnosticar precocemente doenças que podem ser tratadas.

Teste do pezinho

Obrigatório no Brasil todo desde 2001, o teste deve ser realizado depois de 48 horas do nascimento do bebê, por meio da coleta de gotinhas de sangue de seu calcanhar.

Segundo a pediatra da Unimed Piracicaba (São Paulo) Ludmila Marie Weiss Aloisi, mãe de Carolina e Milena, as doenças diagnosticadas nesse teste, se não tratadas precocemente, podem levar à deficiência intelectual ou causar outros prejuízos à qualidade de vida da criança.

Há três tipos de Teste do Pezinho: o mais simples (básico) é gratuito e detecta seis doenças distintas: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme (e demais hemoglobinopatias), fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita. Os pais podem optar também pelo teste Mais, que detecta as mesmas doenças do Básico e mais quatro, ou pelo Super, que diagnostica 48 patologias.

Teste da orelhinha

Detecta possíveis problemas na audição do bebê. É simples e feito enquanto ele está dormindo. “Em alguns casos de fatores de risco, tais como prematuridade e surdez na família, torna-se necessário novo exame aos 7 meses de vida”, explica a pediatra Ludmila.

De acordo com uma lei de 2010, todos os hospitais e maternidades do país são obrigados a realizar o exame gratuitamente.

Teste do coração

É realizado entre 24 e 48 horas de vida do bebê e detecta malformações cardíacas. Desde o ano passado, faz parte da triagem neonatal do Sistema Único de Saúde (SUS). O exame leva menos de cinco minutos e é feito com uma espécie de pulseira que mede a oxigenação do sangue e os batimentos cardíacos.

Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria indicam que, em cada mil bebês nascidos vivos, de oito a dez podem apresentar malformações congênitas e, desses, dois podem apresentar cardiopatias graves. Por isso a importância desse teste!

Teste do olhinho

É obrigatório nas maternidades públicas e particulares em alguns estados, como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O teste do olhinho é feito antes da alta e indica se o bebê tem ou não catarata, glaucoma, malformação no globo ocular, tumores e também, retinopatia, que é a principal causa de cegueira infantil. Com o diagnóstico precoce, todas essas doenças podem ser tratadas.

Ele é simples e indolor: o pediatra olha o fundo do olho do recém-

nascido para ver o reflexo vermelho que aparece com o feixe de luz. O teste tem que continuar a ser feito pelo pediatra no consultório.

Teste da linguinha

Esse exame avalia se o freio da língua é curto, o que pode dificultar a pega na amamentação. Ter esse diagnóstico desde cedo evita que a criança desmame antes do tempo, tenha dificuldade para engolir e mastigar ou língua presa ao falar.Desde o ano passado, é obrigatório em todo o país. &


Leia também

Amanda Kimberlly postou um novo vídeo com Helena e encantou os seguidores - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Amanda Kimberlly posta novo vídeo com terceira filha de Neymar: “As caretinhas”

Mãe de Neymar apaga foto com o neto por polêmica com Biancardi - Reprodução/ Instagram

Família

Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi

Jéssica explicou o motivo de não estar na fazenda Talismã - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Filha de Leonardo explica motivo de não ir ao aniversário do pai: “Bloqueando alguns inconvenientes”

O casal reatou o relacionamento no início deste ano - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Jade Magalhães dá detalhes de chá revelação do primeiro filho com Luan Santana

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Marido de Ivete Sangalo diz que criou a escola que as filhas estudam por motivo curioso

Jade Magalhães e Luan Santana estão esperando o primeiro filho - Reprodução: Instagram

Família

Conheça Jade Magalhães: Modelo e influenciadora passou 4 anos separada de Luan Santana

Foto: Reprodução/Instagram

Família

João Guilherme explica por que não foi ao aniversário de 61 anos do pai

Neymar e Mavie - Reprodução: Instagram

Família

Neymar mostra diferença em Mavie quando a filha está sozinha com ele: 'Milagre ter deixado'


Palavras-chave