Engravidar

Saiba porque quem é mãe aos 33 anos tem mais chances de chegar aos 95

O estudo comprovou que o mesmo gene responsável pela gravidez natural depois dos 30 permite que as mulheres alcancem maior longevidade

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

MAE-AOS-33_shutterstock_362975756

Foto: Shutterstock

Muitas mulheres, atualmente, planejam ter filhos depois dos 30 anos. Algumas adiam os planos para depois dos 33, por estarem mais focadas na carreira e em conquistar estabilidade profissional.  Uma pesquisa recente da Boston University School of Medicine, publicada na revista “Menopause”, mostrou que isso pode trazer mais anos de vida para as mulheres.

Prós e contras de engravidar aos 20, 30 e 40 anos

Reprodução assistida agora é liberada para mulheres com mais de 50 anos

Anúncio

FECHAR

O estudo revelou que as mulheres que têm filhos depois dos 33 anos sem tratamento de fertilidade têm maiores chances de viveram até os 95 anos do que as mulheres que engravidaram do último filho antes dos 30. Isso porque os mesmos genes que permitem às mulheres ter filhos naturalmente em idades mais avançadas são os responsáveis por uma maior longevidade.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

A pesquisa se baseou nos dados do “Long Life Family Study”, um estudo genético com 551 famílias com vários membros que viveram até idades avançadas, 95 anos ou mais. Os pesquisadores determinaram que as mulheres que tiveram o último filho depois dos 33 anos tinham o dobro de chances de viver até os 95 anos ou mais se comparadas ás mulheres que engravidaram do último filho aos 29 anos.

“Os genes que permitem às mulheres ter filhos naturalmente numa idade mais avançada são os mesmos que têm um papel muito importante no retardar do envelhecimento e o risco de doenças relacionadas com a idade, como as doenças de coração, acidentes vasculares cerebrais e diabetes”, explicou Thomas Perls, especialista em geriatria na Boston University Medical Center e pesquisador responsável pelo estudo.

Cansado de equilibrar trabalho e família? Você não está só!

Pesquisa revela: empregadores vão contratar mais mulheres que acabaram de ter filhos

No Brasil, a maioria das mulheres ainda têm filhos entre os 20 e os 29 anos, mas a porcentagem de gestações que acontecem depois dos 30 vem aumentando a cada década, e a tendência é que esse número cresça ainda mais. O Censo realizado em 2010 mostra que quase 30% da população feminina tem filhos depois dos 30.

8 coisas que mães que trabalham em casa gostariam de dizer