Engravidar

14 coisas que você precisa saber sobre o segundo filho

Você pode até ser uma mãe experiente, mas isso não significa que você sabe onde está se metendo quando tiver esperando o segundo filho

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

segundo-filho

O segundo filho é sinônimo de novas experiências e novos desafios (Foto: Shutterstock)

Até mesmo irmãos gêmeos possuem personalidades diferentes. Não seria diferente quando comparamos a primeira gravidez com a segunda. Pensando nisso, a revista norte-americana “Parents” separou algumas dicas para a sua segunda rodada como mãe.

1. Não existe o momento perfeito

Assim como ele não existiu para o primeiro filho, não existirá um tempo perfeito para o segundo. Quando o segundo filho for introduzido à família, pode esperar por muita loucura, bagunça e, mais do que tudo, pelo inesperado.

Anúncio

FECHAR

2. Como tudo na maternidade, você não tem total controle 

Enquanto você pode ter levado anos para planejar o primeiro filho (ou tempo nenhum), não é, necessariamente, dessa forma que o segundo virá.

3. Sua segunda gravidez não será como a primeira 

Quando só se tem um filho, é natural que você tenha tempo para cuidar mais de si mesma porque, até aquele momento, não há outros filhos tomando parte do seu tempo.  Já, com o segundo, você terá outra criança maior para correr atrás, então não se surpreenda se aquele smoothie que você gostava de tomar se tornar menos frequente no período da gravidez.

4. Nada fará com que o seu filho mais velho esteja preparado

Assim como várias aulas não são suficientes para preparar você para ter um bebê, o mesmo ocorre com o seu filho mais velho. Ele vai passar por isso e, certamente, amará seu irmão mais novo, mas é normal que o começo seja, no mínimo, complicado.

Leia também

A decisão de ter o segundo filho

Filho mais velho, do meio, caçula… Entenda o papel de cada um segundo a Antroposofia

5. Você não será tratada da mesma forma como da primeira vez

Quando você estava grávida do seu primeiro filho, o mundo te estendia um tapete vermelho em qualquer lugar que você ia. “Ótimo, serei tratada da mesma forma com o segundo!” Nada disso! Sabe aquelas frases que te reconfortam ao fazer algo repetido, como “já estive lá” ou “já fiz isso”? É o que os outros pensarão em relação à sua gravidez.

6. Você se sentirá diferente

Você pode ter se sentido muito enjoada pelas manhãs no período da sua primeira gravidez, mas não deixe que essa lembrança ruim seja maior do que a sua vontade de ter um segundo filho. Assim como dois irmãos não são iguais, a primeira será diferente da segunda.

7. Você vai espalhar a novidade rapidamente

Enquanto a sua primeira gravidez foi, por um longo tempo, um segredo a sete chaves, as chances de que o segredo da segunda não seja guardado nem por um cadeado são maiores.

8. Espere pelos momentos de loucura

Mesmo que houvesse, no mínimo, um pedaço do seu corpo que não quisesse um segundo filho, espere por momentos nos quais você pensará: “meu Deus, que péssima ideia!”. Pode botar a culpa nos seus hormônios e no seu filho mais velho. Mas saiba que tudo (como sempre) terminará bem.

9. Você, provavelmente, chorará com facilidade quando o assunto for o seu primeiro filho

Não importa quantos anos se passaram desde que o seu primeiro filho nasceu, você se sentirá um pouco triste com o fato de não haver mais um tempo exclusivo para vocês dois.

Dilemas do segundo filho

A importância de ter um irmão

10. Você se esquecerá da gravidez algumas vezes

Sim, é pura verdade! Pode agradecer ao seu filho mais velho ou ao cansaço por isso.

11. O trabalho de parto será mais rápido

Boas notícias: o trabalho de parto é mais leve com o segundo bebê. Então, é recomendado que você não vá muito longe de casa nos momentos finais da gravidez.

12. Você estará muito mais tranquila

Na primeira gravidez, você pensou em todos os mínimos detalhes possíveis. Agora, você não gastará tanto tempo com isso. Já um pouco mais experiente, você vai levar a segunda gravidez com maior tranquilidade.

13. Você estará preparada pela metade

Antes de entrar em trabalho de parto com o primeiro filho, sua bolsa para o hospital estava toda arrumada e impecável. Na segunda vez, se você levou escova de dentes e um telefone já foi muito.

14. Você ficará imaginando como será capaz de amar o seu segundo filho como amou o primeiro

Mas é só ele nascer para que esse amor se torne realidade.