Publicado em 04/02/2016, às 12h41 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h30 por Adriana Cury, Diretora Geral | Mãe de Alice
O plenário do Senado aprovou na quarta-feira (3) a ampliação da licença-paternidade de cinco para 20 dias. As novas regras do benefício estão dentro de um marco regulatório dos direitos da primeira infância que agora segue para sanção presidencial, segundo a “Agência Brasil”.
O marco legal também prevê identificação e prevenção dos casos de violência contra gestantes ou crianças, facilita o registro de bebês e garante o acompanhamento contínuo das políticas públicas das famílias.
Leia também
Fundador do Facebook, Mark Zuckerberg tirará 2 meses de licença-paternidade
Suécia obriga pais a tirarem licença-paternidade de 3 meses
Senado aprova aumento da licença-maternidade por até 1 ano para mães de prematuros
Por enquanto, o aumento da licença é previsto para as empresas que aderirem ao programa Empresa Cidadã, que também possibilita o aumento da licença-maternidade para seis meses.
A ideia é ir além do que já prevê o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e não só proteger as crianças, mas promover ações que garantam o desenvolvimento integral de meninos e meninas.
Para garantir o desenvolvimento de seus filhos, o gerente de projetos Adriano Zumbano, pai de Leila e Lucas, achou que os cinco dias previstos na lei eram poucos e conseguiu tirar suas duas licenças-paternidade junto com suas férias, ficando 40 dias em casa. As duas vezes foram negociadas com a empresa, já que ele trabalha há muito tempo lá.
Super Pai: ele ganhou licença maternidade para cuidar dos filhos gêmeos depois que a esposa morreu
Conheça 7 dicas de planejamento para um pós-parto mais calmo
Veja 11 dicas de cuidados com o recém-nascido
Adriano contou que foi “super importante” passar o período com sua mulher, Fernanda, pois ela precisou muito de ajuda. “Não só para cuidar da criança, mas para fazer trabalhos paralelos: lavar louça, lavar roupa, fazer comida”, disse.
Adriano ajudava a olhar as crianças também. “Quando o Lucas nasceu, a Leila tinha 3 anos. Ela já era mais independente, mas, mesmo assim, era complicado. Eu a olhava, explicava o que estava acontecendo”, contou.
O pai afirmou que concorda com a aprovação do Senado da ampliação da licença-paternidade, mas acredita que o benefício deveria ser de um mês.
“Não existe isso de ‘tarefa de homem’ ou ‘tarefa de mulher’”, afirmou Adriano. Ele acrescentou que a mãe pode ficar fragilizada no período pós-parto, por isso, ele esteve presente o maior tempo possível com sua mulher.
Família
Nova frente fria e ventos fortes tomam de conta de metade do Brasil
Família
Lore Improta desabafa sobre salário recebido como dançarina do Faustão: "Não era suficiente"
Família
João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"
Família
Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho
Bebês
Juliana Alves desabafa sobre processo de desmame da filha: “Vamos conseguir e ficaremos bem”
Família
Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"
Família
Piqué comenta pela primeira vez sobre indiretas em músicas de Shakira
Família
Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai