Gravidez

Sintomas de gravidez: veja quais são os mais e menos prováveis de ter antes do positivo

A menstruação é primeiro sinal que as mulheres notam - Getty Image
Getty Image
Parents

Publicado em 05/11/2021, às 08h00 - Atualizado em 10/11/2021, às 15h23 por Bianca Apolinário, filha de Adriana e Rogério


“Eu posso estar grávida?” é uma das perguntas que Jane van Dis, ginecologista obstetra e diretora médica da Maven Clinic (clínica que fica localizada em Nova Iorque), uma empresa de saúde feminina e familiar, ouve regularmente dos pacientes – afinal, o tempo entre a implantação de um óvulo fertilizado e os primeiros sintomas de uma gestação pode ser difícil de lidar.

Uma pesquisa feita pela a American Pregnancy Association mostra que 29% das mulheres entrevistadas disseram que o atraso da menstruação foi o primeiro sintoma da gravidez. “É apenas quando um óvulo fertilizado se fixa à parede uterina que o corpo pode até começar a acelerar as mudanças hormonais que impedem as mudanças sintomáticas”, explicou a Dr. van Dis ao portal Parents.

A menstruação é primeiro sinal que as mulheres notam
A menstruação é primeiro sinal que as mulheres notam (Foto: Getty Image)

Em média, uma mulher em idade fértil ovula entre os dias 10 e 14 do ciclo, e a implantação na parede uterina normalmente ocorre de seis a 12 dias após a concepção. Isso significa que uma mulher que concebeu recentemente pode não ver os primeiros sinais de gravidezaté 26 dias após a última menstruação.

“Dependendo da mulher e do número de fetos transportados, a maioria dos sintomas da gravidez se manifestará nas primeiras seis semanas”, disse Kecia Gaither, médica especializada em saúde pública, membro da Faculdade Americana de Obstetrícia e Ginecologia, com dupla certificação em Obstetrícia Ginecológica e diretora de serviços perinatais em Saúde e hospitais de Nova Iorque, Lincoln.

Mas, em relação aos 71% das mulheres entrevistadas pela American Pregnancy Association que indicaram sinais precoces de gravidez antes de atrasar a menstruação? Isso pode ser devido à natureza irregular dos ciclos menstruais de algumas mulheres, explica a Dr. van Dis. Se o ciclo da mulher estiver interrompido, é menos provável que ela note um período tardio.

Mostramos o resultado final, de acordo com os especialistas, quando se trata de quais sintomas da gravidez podem realmente aparecer antes da menstruação, classificados por probabilidade:

Muito provável

Náusea: 25%  das mulheres entrevistadas disseram que a náusea foi o primeiro indicador de gravidez antes da menstruação. Ao olhar para a comida ou até sentir o cheiros causa náuseas. Muitas mulheres também indicaram perda de peso por conta do enjoos pois não conseguem segurar a comida no estômago.

Provável

Mudanças nos seios: 17% das mulheres entrevistadas disseram que notaram pela primeira vez uma mudança nos seios. “As alterações mamárias são geralmente um dos primeiros sinais da gravidez”, diz a Dr. Gaither. Seus seios podem ficar sensíveis, ou você pode notar uma diferença no tamanho ou na cor dos mamilos.

A mudança nos seios é um dos sinais mais visíveis
A mudança nos seios é um dos sinais mais visíveis (Foto: Getty Images)

Possível

Sangramento de implantação: 3% das mulheres relataram sangramento de implantação como o primeiro sintoma de gravidez. A maioria dos escapes são inofensivos, mas o sangramento pode ser indicativo de uma variedade de complicações, incluindo aborto espontâneo, gravidez ectópica e placenta prévia.

Improvável

Mudanças de humor: embora a Dr. Gaither observa as mudanças de humor como um sintoma no início da gravidez que muitas mulheres experimentam nas primeiras seis semanas, é mais provável que você note um atraso na menstruação antes desta.

Muito improvável

Constipação / inchaço / cólicas: embora os altos níveis de progesterona liberados durante a gravidez sejam frequentemente os culpados por esses sintomas, vivenciá-los antes de um atraso na menstruação é provavelmente devido a problemas gastrointestinais não relacionados, diz a Dr. van Dis.

“Para mulheres que desejam engravidar, iniciar um diário de gravidez – rastrear como tem sido a menstruação nos últimos 6 a 12 meses, usando-o como um sinal vital – pode ajudá-las a ter um diálogo informado com o médico”, diz Dr. van Dis. Fazer isso pode ser uma fonte útil de informações, uma vez que você começou a notar os primeiros sintomas da gravidez e está se perguntando: “Será que posso estar grávida?”

Tradução por Bianca Apolinário, filha de Adriana e Rogério.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Viih Tube fala sobre segundo e terceiro filhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube revela gravidez de segundo e adoção de terceiro filhos com Eliezer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”