Publicado em 19/01/2018, às 11h08 - Atualizado às 12h52 por Redação Pais&Filhos
Se tem algo raro, é alguém se identificar com uma propaganda na televisão, não é?! E com as grávidas isso não muda, não, aliás, é bem sério. Segundo o levantamento “hábitos e tendências para gestantes”, realizado em outubro de 2016 pela agência Solo Propaganda, as entrevistadas sentem falta de um retrato mais fiel da realidade na publicidade.
Isso porque tudo o que veem na TV são anúncios com gestantes acompanhados de muito apelo emocional e apenas momentos mágicos, estilo Disney, tudo para tentar despertar um sentimento único e carinhoso sobre a espera de um filho. Mas 83% das 150 mulheres grávidas entrevistadas sentem falta de ver as reais necessidades, dificuldades e desejos retratados ali. Além disso, mais de 14% das mães sentem falta de uma maior evidência do papel e função do pai.
O objetivo dessa pesquisa foi despertar a discussão e reflexão em profissionais da comunicação para se prepararem e se adaptarem a um novo perfil de mãe, que está nascendo com as novas gerações. O problema é: muitas vezes, as campanhas são criadas por homens que, claro, não terão o olhar de uma mulher à espera do bebê, ou seja, não conseguem atingir o público-alvo.
A psicóloga Marina Maluf, diz que quando a mídia enfatiza apenas o lado positivo da maternidade podem ser gerados sentimentos de culpa nas gestantes. “Não há apenas uma forma de viver a maternidade. O processo envolve uma série de medos, mudanças corporais e na própria identidade da mulher – fatos que precisam ser incluídos.”
E onde elas sentem mais necessidade de investimento em produtos específicos para grávidas?
43,88% das mulheres acreditam que a Moda é o segmento que mais necessita
30,61% na alimentação
18,37% na higiene e bem-estar
7,14% em cosméticos
E precisamos atender a essas necessidade porque, em um mundo digital, apenas 18,37% das mulheres buscam por informações sobre o universo gestante com o próprio médico. A maioria (44,90%) tira dúvidas e busca por conteúdo em grupos de redes sociais e com influenciadores digitais. Em portais e revistas são 23,47% das entrevistadas. Aplicativos ficaram na lanterna, com apenas 13,27%.
Leia também:
10 produtos inusitados para grávidas, bebês e crianças
De olho no rótulo: saiba quais cosméticos são proibidos na gravidez
Proteste testou: saiba quais são os melhores cremes para evitar estrias
Família
Amanda Kimberlly posta novo vídeo com terceira filha de Neymar: “As caretinhas”
Família
Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi
Família
Filha de Leonardo explica motivo de não ir ao aniversário do pai: “Bloqueando alguns inconvenientes”
Família
Jade Magalhães dá detalhes de chá revelação do primeiro filho com Luan Santana
Família
Marido de Ivete Sangalo diz que criou a escola que as filhas estudam por motivo curioso
Família
Conheça Jade Magalhães: Modelo e influenciadora passou 4 anos separada de Luan Santana
Família
João Guilherme explica por que não foi ao aniversário de 61 anos do pai
Família
Filho de Ana Hickmann opina sobre casamento da mãe com Edu Guedes e resposta surpreende