Notícias

‘Trabalho de Parto’ estreia na televisão

Reality show mostra dia a dia das parteiras em maternidade inglesa

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Estreia hoje no canal de TV a cabo FOX Life a série “Trabalho de Parto”. O reality show busca revelar histórias do dia-a-dia de mulheres que ajudam no processo de dar à luz na Central Delivery Unit no Saint Mary’s Hospital em Manchester, uma das mais importantes maternidades da Inglaterra. Ao chegar ao hospital, as mulheres são atendidas por parteiras, responsáveis por determinar quem está em trabalho de parto adiantado e quem ainda deve aguardar mais um pouco antes de dar entrada no hospital.

Magnus Temple, o produtor executivo da série, observa que a participação das parteiras no acompanhamento do parto na Inglaterra é muito efetiva. Ele espera que a série possa colocar essas situações em perspectiva para mulheres e profissionais do parto na América Latina, onde a realidade do parto é distinta. “Se as mulheres em outros países conhecerem como acontece a experiência do nascimento na Inglaterra, pode ser que elas mudem conceitos e opiniões”, diz.

Anúncio

FECHAR

LEIA TAMBÉM: Pesquisa Nascer no Brasil, da FIOCRUZ, mostra que maioria das brasileiras desiste do parto vaginal durante o pré-natal 

A atuação das parteiras em “Trabalho de Parto” às vezes não se resume à maternidade. Em alguns momentos da série, elas assumem também o papel de assistentes sociais, lidando com famílias inteiras, além da parturiente.

A Inglaterra tem um índice baixo de cesáreas, e isso se reflete na série: apesar de mostrar algumas destas cirurgias, “Trabalho de Parto” exibe as que foram feitas em caráter emergencial, ou em virtude de indicação clínica, mas não as eletivas.

A série vai ao ar hoje, às 23h15, na FOX Life. São seis episódios sempre às terças-feiras às 23h15, com reprise aos domingos, às 12h.