Gravidez

Amamentar evita uma nova gravidez? A gente te explica

As oscilações hormonais modificam o ciclo menstrual

A REDAÇÃO PAIS&FILHOS

engravidar durante amamentação

Durante a amamentação exclusiva as mulheres não costumam ovular (Foto: Shutterstock)

Normalmente, as mulheres que estão amamentando sofreram alterações hormonais que impedem a gravidez. “Quando a mulher está em amamentação exclusiva, geralmente ela não ovula. Pode acontecer de escapar uma ovulação, mas não é o comum”, esclarece Heloisa Brudniewski, ginecologista e obstetra, mãe de Carolina e Isabela.

Leia também

Mães precisam ser orientadas sobre amamentação logo após o parto

Anúncio

FECHAR

Veja os 10 problemas mais comuns na hora de amamentar

Desvendamos 9 mitos sobre amamentação

O aumento da prolactina, que estimula a produção de leite, é o principal responsável por isso. No entanto, podem ocorrer algumas oscilações nos hormônios que fazem a mãe voltar a ovular e, consequentemente, conseguir engravidar. “Quando as mamadas começam a ficar espaçadas, período em que se inicia a introdução de alimentos para o bebê, ela volta a menstruar e ovular”, afirma a especialista.

Para saber se você voltou a ovular, seu corpo dá alguns sinais. O muco cervical, que é a saída de um fluido gelatinoso e transparente, por volta do 14º dia do ciclo, é um sinal positivo. Além disso, o aumento da temperatura vaginal nesse período também é um indício. Quando os ciclos menstruais são regulares, normalmente a mulher está ovulando no meio do ciclo. Também existem testes salivares e de urina que podem ajudar a saber se você está no período fértil ou não.

engravidar na amamentação

As chances de engravidar na amamentação exclusiva são bem menores (Foto: Shutterstock)

É importante se atentar aos métodos contraceptivos que estão liberados no período da amamentação. Segundo a médica, as pílulas combinadas, que contém estrogênio e progesterona, não podem ser utilizadas. Quem opta por esse meio, pode usar somente pílulas continuas de progesterona. Outras formas permitidas são o DIU hormonal ou de cobre e preservativo. Fale com seu médico para saber qual é o mais recomendado para você.

“Sendo assim, no período de amamentação é mais difícil engravidar, mas não impossível. Se a mulher não deseja uma nova gravidez nesse momento o mais seguro é fazer uso de métodos contraceptivos indicados pelo médico”, finaliza a médica.