Publicado em 02/11/2019, às 10h09 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h22 por Redação Pais&Filhos
Médico do departamento Materno-Infantil do Hospital Albert Einstein, Dr. Claudio Len é nosso braço direito quando surge alguma dúvida sobre a saúde do seu filho. Assunto do mês: puberdade precoce.
A puberdadeé conhecida pelo início do desenvolvimento das características puberais. Nas meninas, é marcada pelo aparecimento do broto mamário e dos pelos pubianos. E nos meninos, ocorre o aumento do tamanho dos testículos e do pênis e também o surgimento de pelos pubianos. Para este assunto específico, pedi ajuda da colega Marina Ybarra, endocrinologista pediátrica.
A puberdadeé considerada precoce quando essas características aparecem antes dos oito anos de idade em meninas, e antes dos nove anos, em meninos. Ela pode ocorrer por diferentes motivos, desde simples e idiopáticos (não causados por nenhuma doença), aos mais graves, como tumores.
O tratamento vai depender da causa, podendo ser desde um simples acompanhamento clínico ao uso de medicamentos injetáveis e até cirurgias. As causas mais graves, em geral, são frequentes quando os sintomasaparecem cedo, principalmente em meninos.
Nas últimas décadas, tem-se observado que a puberdade normal vem se iniciando cada vez mais cedo, principalmente em meninas. Ainda assim, quando isso ocorrer, é muito importante procurar um pediatra de confiança para investigar se existe alguma doença por trás desses sinais.
Minha filha começou a tomar medicamento para puberdade precoce aos 5 anos, porque tinha odor nas axilas, pelos pubianos e muita acne. Até que idade é necessário o uso de remédios?
Thais de Lima, mãe de Ana Clara
O tempo de uso de medicamentospode variar de acordo com o tipo de remédio prescrito pelo pediatrae com o tipo de problema que essa medicação está tratando. Em geral, antes de suspender completamente o tratamento, além dos fatores médicos, é importante avaliar outros elementos, como por exemplo se a criança está com idade social adequada para o início da puberdade e também a sua estatura.
Quando as mudanças da puberdade aparecem precocemente, tem algum medicamento para adiar o processo?
Eline Lee, mãe de Eduardo
As mudanças são consideradas normais a partir dos 8 anos nas meninas e 9, nos meninos. Se por acaso as características aparecerem em crianças antes das idades mencionadas, é muito importante que os pais procurem um pediatrade confiança para tentar identificar a causa, que pode envolver alguns exames. Em alguns casos é necessário iniciar o uso de medicamentos, sim.
É normal uma criança de sete anos e meio apresentar pelos na axila?
Raquel Moura, mãe de Isabela
Em geral, nesta idade, os pelos aparecem ainda de forma leve, sendo nos, mais claros e em pequena quantidade. O odor costuma aparecer após atividade física. Mas se a criança apresentar pelos axilares em grande quantidade, grossos e escurecidos, ou que estejam acompanhados das outras características mencionadas no texto, é importante que os pais procurem um pediatra de confiança para fazer melhor avaliação.
Leia também:
Puberdade precoce: conheça os sintomas, tratamentos e impacto na vida do seu filho
Puberdade precoce: saiba como identificar e tratar
Tire suas dúvidas! Dr Claudio responde 4 perguntas sobre catapora
Família
Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”
Família
Silvio Santos tinha 5 irmãos: saiba quem são eles e o que fazem atualmente
Família
Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo
Família
Datas de nascimento que estão ligadas ao dom da inteligência
Família
Fenômeno raro 'chuva negra' atingirá região do Brasil após frente fria
Família
Sthefany Brito mostra rosto do segundo filho pela 1ª vez: "Pacotinho de amor"
Família
Beiçola de 'A Grande Família' é recusado em Retiro dos Artistas após despejo: "Não há vagas"
Família
João Guilherme fala sobre o nascimento do terceiro filho de Virginia Fonseca: "Fofura"