Bebês

Como cuidar das roupinhas das meninas

Confira a forma correta de lavar as peças, sugestões de cores e itens para montar o enxoval

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Pode ser que você queira fazer um enxoval todo rosa, mas, se preferir seguir a tradição, a primeira roupinha da sua filha provavelmente será amarela. Segundo nossas avós, o amarelo, traz riqueza e prosperidade. A tradição também manda que a saída de maternidade, a roupa que sua filha usará para chegar em casa, seja vermelha, para proteger contra energias negativas e mau-olhado.

Seja qual for sua escolha de cor, as roupinhas devem ser de tecidos leves, de preferência 100% algodão. É preciso que sejam lavadas separadamente da dos adultos, antes do primeiro uso, com sabão neutro ou sabão de coco, e muito bem enxaguadas, para evitar que resíduos de produtos entrem em contato com a pele do bebê.

Anúncio

FECHAR

A partir de 2,5 kg, os bebês já regulam bem a temperatura corporal e não sentem mais frio que os adultos. Já os bebês prematuros precisam de mais atenção com as alterações de clima. Se a criança está suando muito ou muito irritada, pode ser sinal de que está com muito calor ou muito agasalhada. No frio, a recomendação fundamental é agasalhar bem o bebê, mas sem que isso impeça seus movimentos.

Dos seis meses ao primeiro ano, naquele período em que o bebê começa a se aventurar com os pezinhos, o ideal são as meias antiderrapantes e macacões que não deixem que a barriga encoste no chão frio, evitando também o risco de escorregar, algo comum nessa fase. Seu bebê já vai ter sido apresentado ao mundo ao sair da maternidade. Ainda assim, é melhor evitar contato com excesso de gente até os três meses, quando já terá tomado as vacinas mais importantes.

O pediatra da Pais&Filhos, dr. Claudio Len, costuma recomendar que se evitem visitas longas. Para apresentar o bebê aos amigos você pode organizar uma pequena festa no terceiro “mesaniversário” da criança. Claro que antes disso a criança pode ser levada para tomar sol e fazer passeios em locais abertos, como parques, e até viajar, isso por volta de um mês. Ambientes fechados, como shoppings, supermercados e festas estão fora de questão, reforça o pediatra José Gabel•

Enxoval: A Lista

Para a maternidade e os primeiros dias

6 macacões ou conjuntinho RN

8 bodies, camisinhas ou pagões RN

 8 mijões RN

6 pares de meia RN

2 casaquinhos RN

2 mantas que combinam com as roupas

Para os primeiros meses

6 macacões ou conjuntinhos P

6 macacões ou conjuntinhos M

6 bodies ou camisetas P

6 bodies ou camisetas M

8 mijões P

8 mijões M

8 pares de meia do número 13 ao 18

2 pares de sapatinhos para passeio

2 casaquinhos P

2 casaquinhos M