Pais

Endocrinologista diz que só passou a ter vida saudável a partir da gravidez

Conheça a história da médica Giulianna Pansera

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

abre_

Giulianna Pansera aliou reeducação alimentar com exercícios físicos (Foto: Shutterstock)

A preocupação com o corpo no pós-parto é comum na vida de muitas mães, inclusive para profissionais da área da saúde. Foi o caso da endocrinologista Giulianna Pansera, mãe de Gabriel, que nos contou como conseguiu perder peso de maneira saudável após a gestação de seu filho.

As mudanças de hábito vieram ainda na gravidez. Mesmo sendo médica, ela diz que antes de engravidar não tinha o costume de se alimentar de forma saudável. Porém, durante todo o período da gestação, ela tentou seguir uma dieta mais regrada. Além disso, passou a praticar exercícios físicos com a supervisão de um profissional de educação física.

Leia também

Anúncio

FECHAR

Quatro coisas que você precisa saber sobre o seu corpo depois da gravidez

7 mitos e verdades sobre o pós-parto

4 respostas sobre o uso de cinta no pós-parto

“Assim que soube que estava grávida, já comecei a pensar em como seria difícil a perda de peso posterior, mesmo porque eu nunca tinha sido magrinha e não era muito atenta à qualidade da alimentação. Mas, comecei a mudar de postura com relação à alimentação 15 dias após o parto.

Sobre sua maior dificuldade, ela diz: “Foi realmente controlar a ansiedade de estar em casa praticamente dia todo com meu bebê e sem poder fazer exercícios nos primeiros 15 dias. É muito comum comermos por compulsão, por ansiedade…então tive que me controlar bastante!”.

Giulianna

A maior dificuldade foi controlar a ansiedade (Foto: Divulgação)

Giuli amamentou o filho por 1 ano e 6 meses. Por isso, no primeiro semestre, foi retirando de sua rotina açúcar e excesso de carboidratos, colocando no lugar o máximo possível de alimentos naturais, como frutas, grãos, frango e peixes. Assim que o bebê parou de mamar exclusivamente no peito, ela iniciou uma dieta para eliminar os quilos mais resistentes. Logo no primeiro mês subsequente, ela perdeu os 13kg que ganhou na gestação. Ela ainda colocou como meta perder mais 6kg e baixar o percentual de gordura para menos de 19%, meta que atingiu um ano depois.

Quanto você deveria ganhar de peso na gravidez?

Como falar com as crianças sobre peso e saúde

Para isso, ela comeu o que queria, mas em quantidades bem menores. Mas a endocrinologista conta que precisou se manter focada, evitando guloseimas e excessos. Os exercícios físicos foram fundamentais: 15 dias após o parto, assim que foi liberada pelo médico, Giulianna passou a fazer caminhadas e, depois de 3 meses, começou a prática de pilates e exercícios aeróbicos mais intensos, tudo com a orientação de um profissional de educação física.

Com o objetivo de incentivar outras pessoas que querem emagrecer com saúde, Giulianna criou o blog G-Realfit. “Recomendo que as futuras mamães não se comparem com outras, mas sim as vejam como inspiração, conscientes de que cada uma vai se recuperar em uma velocidade diferente de acordo com seu metabolismo, memória muscular e, principalmente, proporcional ao seu esforço e dedicação.”

Giulianna-Pansera

Além de exercícios aeróbicos, ela também pratica Pilates (Foto: Divulgação)