Família

Mãe descobre câncer ocular em bebê com ajuda da babá eletrônica

Depois de observar brilho estranho no olho do bebê, a mãe suspeito que havia algo errado - Reprodução/Youtube
Reprodução/Youtube

Publicado em 03/11/2023, às 14h33 por Amanda Pio, Estagiária | Filha de Idalina e José Luiz


Nos Estados Unidos, um bebê de seis meses foi diagnosticado com câncer ocular após a mãe perceber uma luz incomum em seu olho, através da babá eletrônica. A princípio, a responsável pensou que pudesse ser apenas um erro da camêra, mas quando levou o filho ao médico foi comprovado que estava com retinoblastoma.

Nas imagens da babá eletrônica, Benny aparecia com um olho preto e o outro com uma luz brilhante. Depois da ocasião, a avó da criança também observou que seus olhos pareciam turvos quando eram expostos sob determinadas luzes, fazendo com que a mãe ficasse ainda mais preocupada e procurasse o pediatra do bebê.

Foi depois de uma ressônancia magnética que os médicos diagnosticaram Benny com retinoblastoma, um câncer de retina raro que acontece principalmente em crianças. Logo que a doença foi confirmada, Benny iniciou o tratamento no hospital Intermountain Primary Children's Hospital, em Murray, Utah, Estados Unidos.

Bebê visto babá eletrônica
O "brilho" no olho do bebê preocupou a mãe, mas depois pensou que poderia ser apenas um erro (Foto: Reprodução/ Youtube Inside Edition)

O diagnóstico foi feito cedo o suficiente para que os médicos conseguissem utilizar uma técnica menos invasiva, sem a necessidade de cirurgias. O procedimento consistia em colocar um microcateter, com menos de um milímetro, em uma árteria na perna do bebê até os vasos atrás do olho. Assim, a quimioterapia era injetada diretamente no tumor.

Depois de diversas sessões e uma longa jornada no hospital, Benny, de 1 ano e meio, está curado do câncer e os médicos conseguiram salvar parte da sua visão do olho esquerdo.

Em entrevista a KUTV, a mãe de Benny diz que embora a doença tenha sido detectada precocemente, hoje ela percebe que "perdeu" três meses no tratamento: "Sim, foi detectado cedo. No entanto, olhando para trás agora e sabendo o que estou procurando, podia ver o 'brilho' já aos três meses de idade. Eu nunca tinha ouvido falar de retinoblastoma antes. Se essa história de alguma forma surgir quando o próximo pai preocupado pesquisar sobre isso no Google, então o fato de eu ter perdido isso por três meses valeu alguma coisa".

Mãe e bebê
A mãe de Berry acredita que sua história possa ajudar outros pais a procurar ajuda médica (Foto: Reprodução/Youtube Inside Edition)

Retinoblastoma

O retinoblastoma é um câncer que se desenvolve na parte posterior do olho, conhecida como retina. É uma doença rara que afeta, principalmente, crianças. O principal sintoma é a leucocoria, reflexo branco na pupila que pode ser observado quando se direciona uma luz ao olho da criança, como foi o caso de Benny. 

Outros sintomas são: baixa visão, fotofobia, estrabismo e deformação ocular. O tratamento da doença depende do estágio de sua evolução, por isso é tão importante levar as crianças para o oftalmologista e acompanhar sua saúde ocular.

Em 2022, os jornalistas, Tiago Leifert e Daiana Garbin anunciaram que sua filha, Lua, foi diagnosticada com retinoblastoma. Desde então, os pais aproveitam a influência nas redes sociais para destacar a importância do diagnóstico precoce. 


Canal da Pais&Filhos no WhatsApp

Quer receber as principais notícias da Pais&Filhos diretamente no seu WhatsApp? É muito fácil: basta clicar AQUI para seguir o canal. Não esqueça de ativar as notificações para não perder nenhum conteúdo por lá, ok?


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Isis Valverde - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Isis Valverde posta foto grávida ao lado de amiga e faz declaração: "Alegria transborda"

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Menina morre em tubulação de piscina - (Foto: Reprodução)

Família

Menina de 8 anos é encontrada morta em tubulação de piscina em hotel luxuoso

Registro feito por Ana Paula Siebert ao lado de Roberto Justus - Reprodução/Instagram

Família

Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”

Davi fala sobre ensinar filho a ser macho no BBB 24 - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Davi gera polêmica ao falar sobre filhos: "Tomara que não venha mulher"

Viih Tube comenta que não fará festão para segundo filho - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Viih Tube fala sobre trauma após confusão na festa de filha: "Seu irmão vai ser só um bolinho"

Fernanda Paes Leme fala sobre hormônios após expor crise na amizade com Bruno Gagliasso - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Fernanda Paes Leme comenta sobre fim da gravidez em meio a afastamento de Bruno Gagliasso