Publicado em 17/10/2023, às 07h33 por Redação Pais&Filhos
Receber o diagnóstico de uma complicação ou doença fetal durante a gravidez é um momento difícil. Porém, é necessário lembrar que existem formas de contornar a condição, como a cirurgia fetal. É importante ter em mente que esse procedimento deve ser sempre feito com a indicação do seu médico, e que procurar um lugar de confiança é o ideal.
A cirurgia fetal requer acompanhamento tanto físico quanto psicológico (o último deve ser dado a toda a família, e não apenas para a gestante), como faz a Maternidade São Luiz Star, localizada em São Paulo, que dispõe de uma equipe com diversos profissionais para garantir o bem-estar de todos os pacientes.
De acordo com a Dra. Maria Augusta Gibelli, Diretora Médica da Maternidade São Luiz e mãe de Maria Carolina e Maria Clara, a cirurgia fetal é uma abordagem cirúrgica de um feto. Ela acontece ainda dentro do útero da mãe, e serve para “modificar o desfecho de algum defeito congênito após o nascimento”. Ou seja, a cirurgia fetal tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida daquele feto antes mesmo de ele nascer. Simone Zanetti, mãe de Théo e Heloísa, realizou uma cirurgia fetal na Maternidade São Luiz Star, e conta como se sentiu no diagnóstico: “Foi um desespero, porque estávamos em uma cidade do interior, onde não tínhamos informações suficientes para entender a gravidade da Hérnia diafragmática, e quando buscava informações na internet, a chance de sobrevida era mínima, isso me dava um sentimento de impotência mediante a situação”. Contudo, tudo mudou quando soube da cirurgia da Maternidade São Luiz Star: “A preparação para cirurgia era um misto de alegria e esperança, que estava fazendo o que estava ao meu alcance para que ele tivesse uma chance de sobrevida”.
Além disso, a Diretora Médica explica como é o processo para a cirurgia fetal após o diagnóstico: “Nos casos elegíveis ou suspeitos de alguma malformação que se encaixa com o procedimento, a família será abordada quanto às possibilidades de tratamento e os possíveis resultados”.
Dr. Fábio Peralta, especialista em cirurgia fetal e pai de Camila e Thiago, ressalta a importância de uma equipe preparada para esse tipo de operação: “No Brasil, a Maternidade São Luiz Star é o hospital que mais realiza cirurgias fetais. Isso acontece porque, para ter um serviço desse porte, não é possível ter a segunda melhor estrutura, é necessário ter a melhor estrutura. O centro cirúrgico, a equipe de anestesia especializada, de UTI, de UTI Neo, tudo e todos devem ser excelentes”.
Quanto mais cedo a operação for realizada após o diagnóstico, melhor será para o feto e para a gestante. Dra. Maria Augusta conta que os benefícios da cirurgia fetal variam de caso para caso: “As abordagens da cirurgia fetal são indicadas porque modificam positivamente o desfecho dessas doenças de maneira importante. Esses resultados variam conforme a doença abordada”, mas garantem melhor qualidade de vida para esse bebê. Simone diz que na hora da que iria para a cirurgia apenas agradecia: “Passa um turbilhão de coisas na mente, mas naquele momento o que ressaltou foi gratidão a Deus, e ao lugar e profissionais que estavam ali naquele momento”.
Além disso, o Dr. Fabio Peralta explica que o fato da cirurgia ter sido realizada, não significa, necessariamente, que a gestante não possa mais ter o parto vaginal: “As cirurgias fetais podem ser feitas por vários tipos de acesso, por endoscopia ou por cirurgias abertas. Nos casos de operações que podem ser feitas por endoscopia, elas não impedem parto normal. Já nos casos de cirurgias abertas, o recomendado é o parto cesariana. É importante levar em consideração que cada caso é um caso.
É sempre importante lembrar que não existe apenas uma medida para todas as cirurgias fetais, e que sempre vai depender do caso em questão: “Depende da intervenção realizada. Se for uma cirurgia de maior porte, a gestante poderá ficar internada por até 48 horas; em alguns casos, por cerca de 24 horas. Depois, a gestante irá para casa e será acompanhada por seu médico para continuação do pré-natal, e irá manter o seguimento com a equipe que realizou o procedimento intrauterino”. O pós-operatório depende do caso em questão. O bebê, após o nascimento, pode precisar de outros procedimentos e até mesmo ficar na UTI por um tempo. Independente de qual seja a situação, a Maternidade São Luiz Star garante apoio durante todos os momentos. Simone, por exemplo, diz que se sentiu muito tranquila justamente por estar acompanhada do Dr. Fábio Peralta.
Ela também ressalta a importância de uma rede de apoio durante esses momentos: “Encontrei um grupo de mães, que já tinham passado pelo processo, que ajudava com informações, e com experiências já vividas. No momento em que fui para o São Luiz Star, tivemos todo o apoio e informações sobre o caso, e profissionais que nos trataram de uma forma muito humanizada, acalmando meu coração e buscando o melhor tratamento para o meu filho”.
Além disso, a Dra. Maria Augusta Gibelli explica que o apoio psicológico é um dos serviços do local: “Nós contamos com uma equipe de psicologia treinada para o atendimento de gestantes, mães e familiares desses pacientes durante a internação”. A cirurgia fetal pode ser algo que assuste no início, mas ela apresenta muitos benefícios para a vida daquele bebê!
Família
Mãe recebe bilhete bem diferente de vizinha após choro do filho
Família
Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach
Família
'Sogra' de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes foi paquita e engravidou aos 18 anos
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Família
Nanda Costa desabafa aos prantos sobre situação vivida com as filhas: "Queria dividir"
Família
Namorado da Xuxa descobre que tem filho de quase 40 anos após teste de DNA
Notícias
Filhos de Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert já tem data para estreiar em nova carreira
Notícias 📣
Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"