Família

Golpe usa personagens da Turma da Mônica para atrair crianças

Essa imagem é um golpe! Saiba por que você deve ficar atenta! - Reprodução
Reprodução

Publicado em 03/09/2019, às 12h09 - Atualizado em 04/09/2019, às 07h07 por Isabella Zacharias, Filha de Aldenisa e Carlos


Essa imagem é um golpe! Saiba por que você deve ficar atenta! (Foto: Reprodução)

A tecnologia é um instrumento ótimo para facilitar a vida de qualquer pessoa, principalmente os smartphones. Cada vez mais cedo, as crianças aprendem a mexer nas telas e passam muito tempo se divertindo em aplicativos, assistindo vídeos, jogando e brincando nas redes sociais. Porém, nós já dissemos e vamos reforçar: é preciso ter muito cuidado com o que as crianças veem nas telas dos celulares, principalmente se o objeto for dos pais.

Uma imagem falsa está circulando no WhatsApp e é um golpe. Com a Turma da Mônica de fundo e uma linguagem usada especificamente para as crianças, a mensagem pede que a criança envie o número do cartão dos pais, com data de expiração e código de segurança.

A foto, que tem todos os personagens da Turma da Mônica, faz um convite para as crianças “fazerem parte” da turma. “A Turma da Mônica está procurando um novo amigo! Quer fazer parte da turminha? Tudo o que você tem que fazer é comentar: o número do cartão de crédito da mamãe, os 2 numerozinhos atrás e a data de expiração”, diz a publicação.

Essa imagem é um golpe (Foto: Reprodução)

A Maurício de Sousa Produções emitiu ma nota de esclarecimento declarando uso indevido de personagens e negando que a promoção seja real. “A Maurício de Sousa Produções (MSP) informa que não tem nenhuma relação com postagem fake que circula na rede internet e aplicativos de mensagens, como WhatsApp, usando indevidamente as imagens dos personagens da Turma da Mônica solicitando para as crianças o envio de dados de cartão de crédito dos pais. A MSP alerta para que não se repasse esse tipo de conteúdo falso adiante”, afirmou a publicação.

A página oficial da Turma da Mônica se pronunciou sobre o ocorrido (Foto: Reprodução / Facebook Turma da Mônica)
Pablo Sartori, titular da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática, disse, em entrevista ao portal Extra, que felizmente ainda não recebeu nenhuma denúncia sobre o golpe. Porém, é bom ficar de olhos bem abertos e sempre alerta com as crianças!

A Polícia Federal afirmou que até então não recebeu denúncias sobre o golpe da Turma da Mônica. Porém, é bom ficar atento ao seu filho e evitar que as crianças tenham fácil acesso aos cartões de crédito dos pais.

O que os pais podem fazer

Segundo o CyberHandbook, somente no Brasil, 62 milhões de pessoas foram vítimas de cibercrimes em 2017, o que representa 61% da população adulta com acesso à internet. Entre crianças e adolescentes, esse número aumenta: cerca de 80% dos pais não têm ideia dos conteúdos acessados pelos filhos diariamente na internet, o que os coloca em uma posição vulnerável.

Para Andrea Ramal, consultora em Educação, Doutora em Educação pela PUC-Rio e autora do livro Educação na Cibercultura, os pais precisam estar conectados e participar ativamente do mundo digital para conseguir monitorar a atuação dos próprios filhos nas redes sociais.

“Eles precisam se informar cada vez mais sobre as novas tecnologia e aprender a usar os dispositivos e mídias que os filhos dominam. Só assim, vão conseguir saber o que está acontecendo e agir de forma preventiva sempre que uma possível ameaça for detectada”.

Mas tudo deve ser feito com consciência, não vale entrar com uma postura de somente vigiar e controlar. É preciso construir um diálogo em família sobre o uso da internet, para que a criança ganhe autonomia e aprenda aos poucos o que pode ou não fazer nas redes. “Os pais devem se mostrar sempre receptivos a conversar e se interessar pelo ocorrido, sem sermões, mas buscando informações que possam elucidar o caso e confortar a criança”, aconselha Andrea.

De olho no seu filho

Caso seu filho seja exposto a golpes como esse, o melhor caminho é denunciar e registrar pelo número 181 ou diretamente em uma delegacia especializada. “Para contribuir com o trabalho das autoridades, é indicado que os pais consigam uma imagem da página, que pode também ser impressa, registrem as conversas e armazenem todas as informações que possam contribuir para o esclarecimento do caso. Também vale entregar computadores e aparelhos celulares para que sejam realizadas perícias e os criminosos possam ser encontrados e punidos”, explica Andrea.

Leia também:

Maurício de Sousa comemora sequência de “Turma da Mônica: Laços” e conta qual é o nome do próximo filme

Filho de Mauricio de Sousa grava o pai chorando depois de assistir ao filme da Turma da Mônica pela primeira vez

Fã faz comentário homofóbico e acusa filho de Maurício de Sousa de destruir a Turma da Mônica


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Amanda Kimberlly confirma gravidez, mas não foi confirmada a paternidade de Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada

Modelo que estaria grávida de Neymar aumenta rumores com escolha dos padrinhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar convida irmã e amigo do jogador para padrinhos

Esposa de Tony Ramos tranquiliza fãs sobre condição do ator após cirurgia - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Esposa de Tony Ramos atualiza estado de saúde do ator após cirurgia

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Ter um diálogo com os filhos fortalece a relação entre o adulto e a criança - Getty Images

Família

37 perguntas divertidas para iniciar uma conversa com seu filho