Família

Gisele Bündchen confessa que chegou a usar leite materno nos olhos dos filhos; entenda

reprodução / Instagram @gisele

Publicado em 19/10/2018, às 09h04 - Atualizado em 30/10/2018, às 07h21 por Jéssica Anjos


Compartilhe:


Gisele Bündchen, mãe de Vivian e Benjamin, disse em entrevista para a revista People que costumava usar o leite materno para evitar doenças nos filhos. Essa conversa rolou antes do lançamento do livros da top model, “Aprendizados: Minha Caminhada para uma Vida com mais Significado”, lançado no último dia 2 de outubro. A brasileira abriu o coração e falou sobre experiências com a amamentação dos dois filhos, Vivian, de 5 anos, e Benjamin, de 8.

(Foto: reprodução / Instagram @gisele)

A modelo comentou que acredita que os filhos não costumavam ficar doentes bebês por causa da amamentação e dos métodos que ela utilizada. “Se eles estivessem com algo nos olhos, eu passava leite nos olhos deles. Antes de voar, eu pegava um conta-gotas e pingava leite materno em seus narizes, para espantar as bactérias do avião”, disse a mãe durante a entrevista.

De acordo com Gisele, o método pode até parecer “loucura”, mas ela afirmou ter feito tudo isso para aproveitar as propriedades do leite e o fato de poder ter amamentado as crianças.

Segundo o nosso colunista Dr. Claudio Len essa prática não tem sentido. Não significa que você irá aumentar a proteção do seu filho utilizando o método de Gisele. Porém, o leite materno tem, sim, propriedades importantes para fortalecer o sistema imunológico do bebê.

O estudo, recentemente publicado no Jama Pediatrics, constatou a presença das chamadas células linfoides inatas (ILC, na sigla em inglês), no leite materno humano, o que é mais uma evidência dos benefícios da amamentação. “Estas células começaram a ser estudadas há pouco tempo, mas é a primeira vez que as identificam no leite materno. Ainda não se sabe o quanto elas são importantes para as crianças, mas, em outras situações, elas possuem três funções: controle da inflamação, promoção da imunidade e manutenção da integridade dos tecidos”, explica o pediatra José Colleti Júnior, do Hospital Santa Catarina (SP), filho de José e Vanda.

Apesar dos estudos serem preliminares, os pesquisadores acreditam que, em curto prazo, as ILCs presentes no leite ajudam a proteger os recém-nascidos de infecções, e, em longo prazo, auxiliam as crianças a desenvolverem seu próprio sistema imunológico. Além disso, as mães também seriam beneficiadas com a presença de tais células no leite, visto que elas protegeriam as mulheres de contrair uma infecção ao amamentar o bebê.

Outro ponto importante observado pelos estudiosos é de que as ILCs podem ser as responsáveis por permitirem que o leite materno se modifique para ajudar o bebê a superar alguma infecção, algo que já era conhecido, mas não explicado. “Todos sabemos que o leite materno protege, mas não sabemos quais são todos os mecanismos dessa proteção. Aos poucos, as pesquisas vão evidenciando os motivos do aleitamento ser tão importante”, ressalta Colleti.

Leia também:

Filha de Gisele Bündchen é chamada de irritante e Tom Brady reage

Gisele Bündchen é criticada por furar orelha da filha

12 fotos dos melhores momentos em família da Gisele Bündchen que são puro amor


Palavras-chave
Bebê Família Notícias Criança

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Filha da Madonna que ganhou nota dez de Anitta em show tem 11 anos e foi adotada

Família

Caso Madeleine McCann: mulher que alega ser menina desaparecida aparece em homenagem

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Motorista de Porsche manda recado para a família da vítima: "Não tem nada que eu possa fazer"

Família

Saiba quem é amante de Belo, modelo que já foi presa

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"