Família

Filho de Viviane Araújo tem reação inesperada com introdução alimentar: “Ele ama”

Joaquim nasceu no dia 6 de setembro - Reprodução/ Instagram
Reprodução/ Instagram

Publicado em 30/04/2023, às 05h59 por Redação Pais&Filhos


A atriz e dançarina, Viviane Araújo, compartilhou no último sábado, 29 de abril, um momento do filho, Joaquim. O garoto nasceu no dia 6 de setembro do ano passado e é fruto do relacionamento entre a atriz e o empresário, Guilherme Militão.

Como toda mãe gosta de acompanhar e viver os primeiros momentos de seu filho, Viviane mostrou um pouco da introdução alimentar de Joaquim. No vídeo compartilhado via stories, ela fala: “Eu amo meu papá, é! Eu amo meu papá”, como se fosse Joaquim falando que ama a comida dele.

O que chamou atenção na gravação foi na verdade, Viviane parando de dar a comida para Joaquim, e o bebê “reclamando”, afinal, queria mais. Na publicação, a atriz escreveu: “Meu papá acabou e eu fico bravo”, marcando também, o marido, Guilherme.

Joaquim nasceu no dia 6 de setembro (Foto: Reprodução/ Instagram)

7 dicas para introdução alimentar

Até os seis meses de vida, a Organização Mundial da Saúde recomenda que o leite materno seja o alimento exclusivo dos bebês. Após essa fase, ele pode ser apenas complemento na alimentação, dando espaço direto para a introdução alimentar. Isso é um dos primeiros sinais de que o bebê está crescendo, e essa nova fase de desenvolvimento deve ser um momento curtido por toda a família!

Com essa idade, os bebês já são capazes de interagir e demonstrar se gostam ou não de um alimento. A introdução alimentar é o ponto de partida da relação do bebê com a alimentação que ele terá durante a vida, e por isso deve ser um processo harmônico e sem tensão alguma. Esse novo integrante na mesa na hora das refeições está sendo inserido em uma nova rotina, então é esperado haver um momento de adaptação com aquelas novas informações.

É indicado que a água seja introduzida após os seis meses de vida, antes disso o leite materno deve ser o único alimento do seu filho (Foto: Divulgação)

Dicas para uma introdução alimentar mais tranquila

Sem estresse! Por mais que seja o início de uma nova fase na vida do bebê, é necessário que esse momento seja o mais leve possível para todas as partes. A nutricionista e consultora da Philips Avent, Giliane Belarmino, deu algumas dicas para uma introdução alimentar tranquila:

  • Se atente aos sinais: além da idade, o bebê também apresenta alguns sinais de que está pronto para a introdução alimentar, como se sentar com o mínimo de apoio ou sem, saber pegar objetos e levar à boca, interesse pela comida e também o reflexo da protrusão da língua diminuído.
  • Selecione o lugar certo: para a introdução alimentar, escolha um local sem muitas distrações para o bebê, como a televisão.
  • Não se desespere com caretas: é normal que o bebê cuspa, faça careta e tenha reflexo contra engasgo, então não se desespere!
  • Escolha os utensílios certos: é importante deixar um prato e uma colher que a criança consiga manusear. Além disso, é necessário deixar que o bebê demonstre interesse e coloque a colher na boca. Dê preferência para produtos de silicone BPA Free.
  • Comece pelas frutas: após os seis meses de idade, o bebê já pode comer frutas que não sejam tão ácidas, como abacaxi, laranja e kiwi. Frutas como mamão, abacate ou banana são as mais preferidas, por serem mais fáceis de amassar.
  • Sem forçar: é fundamental respeitar a saciedade do bebê e o tempo dele para explorar e descobrir os alimentos, para que essa experiência seja harmoniosa e feliz.
  • Dê preferência para a variedade: na introdução alimentar, é importante dar preferência a variedade de alimentos. O principal objetivo deste momento é a apresentação dos alimentos e não a forma em que eles são apresentados. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que os cinco grupos de alimentos sejam ofertados desde o início. 
A introdução alimentar pode começar pelas frutas (Foto: Shutterstock)

Veja também: Faça seu cupcake de massinha

Brincar de massinha é uma excelente forma de explorar a criatividade do seu filho, nós testamos o Play-Doh Magia de Unicórnio, para criar um cupcake temático, com direito a chifres, arco-íris, estrelas e muito mais


Leia também

Fernanda Paes Leme fala sobre hormônios após expor crise na amizade com Bruno Gagliasso - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Fernanda Paes Leme comenta sobre fim da gravidez em meio a afastamento de Bruno Gagliasso

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Post de Bruno Gagliasso é interpretado como indireta para Fernanda Paes Leme - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Texto de Bruno Gagliasso depois de Fernanda Paes Leme revelar distanciamento é visto como indireta

Getty Images

Colunas / Mãe em dia

Conheça uma simpatia para seu filho dormir a noite toda

Brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil - Shutterstock

Criança

15 brincadeiras (criativas e divertidas) para crianças de 3 anos

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha