Família

Estudo mostra que 70% das mulheres não atingem a meta de peso na gestação

iStock

Publicado em 17/06/2019, às 11h47 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h22 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


A pesquisa foi publicada pelo Journal of the American Medical Association (Foto: iStock)

Quando o assunto é ganhar peso durante a gravidez, é tudo uma questão de encontrar o equilíbrio perfeito. Você quer comer o suficiente para que seu bebê receba todos os nutrientes, mas não quer exagerar. Exercitar-se para ter benefícios, mas também escutar o seu corpo e tomar precauções extras. Ganhar peso o suficiente para carregar o ser que cresce em você, mas manter esse ganho em um nível saudável (e confie, nós sabemos o quanto pode ser difícil quando os desejos noturnos chegam no meio da noite).

Existem orientações sobre o quanto de peso uma mulher deve ganhar com base em seu IMC pré-gravidez, converse com o seu ginecologista ou obstetra para mais informações-, mas de acordo com novas pesquisas a maioria das mulheres não alcançam suas metas.

Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA) fornece uma ampla visão sobre o quanto de peso as mulheres grávidas estão realmente ganhando. Os pesquisadores observaram 1,3 milhões de mulheres, e de acordo com os resultados, 47% das participantes ganharam mais peso do que o recomendado, enquanto 23% ganharam menos. Se essa amostra é a representação das realidades globais, mais da metade das gestações não são tão saudáveis quanto poderiam ser.

Agora, você já sabe que controlar o peso durante esse período pode ser um pouco difícil. Mas não se preocupe, manter o registro e o controle sobre suas atividades físicas e do que você come, pode facilitar a sua saúde e a sua vida durante essas 40 semanas tão especiais.

As mulheres devem assumir o controle do ganho de peso durante a gestação (Foto: Getty Images)

A importância do monitoramento do ganho de peso pré-natal é muito importante para a previsão de resultados ao fim da gravidez. As mulheres com baixo ganho calórico correm o risco dos bebês nascerem prematuros ou com pouco peso ao nascer, aquelas que ganharam mais do que o necessário podem ter bebês maiores ou precisarem de cesarianas.

“Acredito que ainda persista entre as gestantes a crença de que elas precisam aumentar o seu consumo de alimentos para nutrir o bebê.  A realidade é que o feto é muito bom em extrair os nutrientes que precisa da mãe, fora que a fisiologia natural geralmente prioriza a nutrição do bebê em relação a da mulher”, diz Josua U. Klein, diretor médico chefe da Extend Fertility. “Como resultado, muitas mulheres ainda estão tentando nutrir os seus fetos de uma maneira que não é necessariamente efetiva, e que pode levar ao ganho de peso adicional que não é saudável para a mãe ou para o bebê- durante ou mesmo após a gravidez”.

Segundo o Dr. Klein, as mulheres devem assumir o controle de ganho de peso. É recomendado um check-up semanal, afinal o primeiro passo para perceber que você ganhou peso é acompanhar a evolução da gravidez. Uma outra prática recomendada é tentar manter-se comprometida com os seus hábitos alimentares e físicos. E não tenha medo de pedir ajuda!

Fazer escolhas alimentares saudáveis e permanecer ativa com atividades regulares é tão importante na gravidez quanto fora dela. Fazer com que esses hábitos sejam parte da sua rotina pode te ajudar a permanecer em uma faixa de ganho de peso saudável. Viu? Não é tão difícil quanto parece, né?

Leia também:

5 pontos positivos do ganho de peso na gravidez 

Você sabia? É no terceiro trimestre da gestação que o bebê ganha mais peso!

Quanto você deveria ganhar de peso na gravidez?


Palavras-chave
Bebê Saúde Alimentação Gravidez

Leia também

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Maira Cardi muda de opinião sobre fala de Pastor que diz que beijou a filha na boca

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar