Publicado em 29/01/2018, às 12h49 - Atualizado às 12h53 por Redação Pais&Filhos
O coco tem grandes quantidades de nutrientes essenciais para a saúde geral do corpo, não para menos, é um dos ingredientes mais usados na cozinha brasileira. Muita gente tem receio de incorporar o coco à alimentação por conta da grande quantidade de gordura saturada, mas muitos estudos comprovam que isso não é verdade. Por meio dos ácidos graxos, os nutrientes da fruta vão diretamente para o fígado e lá são transformados em fonte de energia rápida ou em corpos cetônicos – compostos que ajudam no tratamento de alguns distúrbios cerebrais, como epilepsia e Alzheimer.
Uma polpa de respeito
A água é sim uma delícia e muito saudável, mas a polpa não fica para trás! Ela é cheia de fibras, gorduras do bem e sais minerais. Ajuda a combater a diabetes, melhora o funcionamento do intestino, regula a pressão arterial por conta da sua quantidade de sódio e potássio e combate a osteoporose além de servir como ingrediente para receitas de doces e molhos
Afinal, é verde ou marrom?
A parte exterior da casca é verde, ele fica marrom à medida que amadurece. Quando colhido, tem água doce, que é extremamente benéfica para a saúde.
Diversos tipos (Se precisar de mais informação, coloco)
Coco verde: é o famoso coco baiano, verdinho que conhecemos, sabe? É cultivado em mais de 90 países, no Brasil, cerca de 90% da sua produção vem do Nordeste.
Butiá: é conhecido também por coquinho azedo. É uma fruta comum do cerrado, bastante consumida no Rio Grande do Sul. Dele dá pra fazer geleia, licor, cachaça e vinagre.
Babaçu: é nativo das regiões Norte e Nordeste do país. É uma enorme fonte de fibras, sais minerais, amido e enzimas.
Adeus ressaca!
A água que você encontra dentro do coco é um dos mais maravilhosos remédios naturais para a ressaca. O álcool rouba a hidratação do seu corpo e esta desidratação causa aquela sensação horrível pela manhã. Acontece assim: a água de coco enche os eletrólitos (fontes de energia imediata, que auxiliam na hidratação do corpo) no corpo e aumenta a hidratação.
Consuma tudo o que pode!
Polpa do Coco branco: A polpa do coco é repleta de flavonóides, nutrientes que combatem doenças cardíacas, evitam formação de tumores, têm ação antibacteriana, antiviral e anti-inflamatória, além de estimular a produção de enzimas que melhoram imunidade e combatem substâncias cancerígenas. Ufa! Quanta coisa, né?
Água de coco: Além de refrescante e saborosa, é uma excelente fonte de sódio e potássio, ou seja, é ótima para manter a hidratação do corpo e prevenir cãibras. Outros minerais encontrados na água de coco são: cálcio, manganês, magnésio, cobre e ferro, que são fontes de vitaminas como as do complexo B (B1, B2 e B5), A e C – que fazem do coco uma propriedade antioxidante.
Óleo de coco: Tem ficado muito doente? O óleo de coco fortalece o sistema imunológico, melhora o funcionamento da tireoide, aumenta a disposição e a queima de gorduras, amamos! Também tem uma capacidade potente de hidratar a pele e os fios dos cabelos, por isso é um ingrediente básico de vários produtos de beleza, como loções e cremes. E é ótimo para o preparo de alimentos também! É muito estável e não altera a estrutura química quando exposto a altas temperaturas, ou seja, continua saudável.
Faça em casa: leite de coco caseiro
Além de gostoso, o leite de coco é rico em gorduras boas e pode ser consumido por pessoas com intolerância à lactose ou alérgicas à proteína do leite de vaca. Também tem ação digestiva, antibacteriana e antioxidante, ajudando a prevenir doenças e a melhorar o funcionamento intestinal.
Ingredientes:
Modo de preparo:
Ralar a polpa do coco e bater no liquidificador ou mixer por 5 minutos com água quente. Em seguida, coar e guardar em frascos limpos com tampa. O leite pode ser armazenado na geladeira de 3 a 5 dias ou congelado.
Tchau gordurinhas
O Coco Secoé fonte de fibra e baixas calorias, o que significa que ele te tornam mais rápida e, assim, diminuem a fome. Além disso, também aumenta a sua taxa metabólica, resultando na perda de peso. O coco não apenas impede a obesidade, mas também as complicações de saúde respectivas.
Informação nutricional em 100 gramas
Calorias: 354
Gorduras totais: 33g
Sódio: 20mg
Potássio: 356 mg
Carboidratos: 15g
Proteínas: 3,3g
Cálcio: 6mg
Fósforo: 118mg
Ferro: 1,8mg
Leia também:
Seu filho tem medo de experimentar uma comida nova? Entenda a neofobia alimentar
Comida sólida para o bebê: quando e como começar
Gravidez: entenda por que de repente você tem aversão a sua comida preferida
Notícias
Luciana Gimenez fala sobre gravidez de terceiro filho aos 54 anos: "Sonhos e desejos"
Notícias
Terra irá passar por grande tempestade solar neste final de semana
Família
Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"
Notícias 📣
Filhos gêmeos de Rodrigo Hilbert e Fernanda Lima provam que a beleza é de família
Notícias
Frente fria e chuvas no mês de outubro já tem data para chegar
Família
'Sogra' de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes foi paquita e engravidou aos 18 anos
Notícias
Viih Tube e Eliezer contam que adotaram doze crianças para realizar sonhos: "Nunca são demais"
Notícias
Roberto Justus conta bronca da esposa após criticar casa da cunhada: "Falou que ia separar"