Criança

Seu filho tem medo de experimentar uma comida nova? Entenda a neofobia alimentar

O nome pode assustar, mas é possível tratar a complicação

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

shutterstock_178189358-1

Torcer o nariz ao ter de provar alguma comida diferente é comum entre as crianças.  Muitos fatores podem estar por trás dessa resistência, inclusive a neofobia alimentar. Você já ouviu falar? Neste caso, provar novos alimentos é um medo.

Esse medo pode estar relacionado à várias experiências, que, de alguma forma, marcaram negativamente, a vida da crianças. Brigas e discussões em casa na hora de comer, ser obrigada a comer, mesmo estando satisfeita são algumas das coisas que podem traumatizar a criança.

Anúncio

FECHAR

“Também pode ser desenvolvido pelas primeiras experiências que a criança teve com a sua nutrição, como mães que têm dificuldade de amamentar, deixando a criança com fome nos primeiros dias de vida, desmame “traumático”, caso das mães que precisam, por algum motivo, interromper a amamentação de maneira brusca”, complementa a nutricionista Ariane Bomgosto, filha de Jovani e Beatriz.

Esses são alguns exemplos que podem fazer com que a criança desenvolva neofobia alimentar, como um mecanismo de defesa.

“Muitas vezes, este mecanismo de defesa é inconsciente em um primeiro momento, pois, na infância, a capacidade de racionalizar e de trazer para o consciente o que se está sentindo ainda não está totalmente formada”, explica a nutricionista.

Se você sente que seu filho está com muita dificuldade em aceitar novos alimentos no prato, é necessário procurar um profissional , que vai dizer se é neofobia alimentar ou não. Não se desespero. Se for o caso, o tratamento é possível.

A começo é a terapia nutricional com um profissional especializado em comportamento alimentar infantil para tentar trazer à tona as experiências envolvendo os alimentos pelas quais a criança passou. “Esta é uma maneira de fazer com que estes momentos possam ser revisitados com um outro olhar”, atenta a nutricionista.

Leia também:

Comida sólida para o bebê: quando e como começar

Você já conhece? Prato mágico não deixa a comida da criança cair

Como aumentar a imunidade com 20 alimentos

Pais&Filhos TV