Família

Cinco marcas de tapioca não passam em teste de qualidade

Entre os problemas estavam excesso de sal, conservantes e bactérias

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

tapioca

(Foto: Shutterstock)

Conhecida como um modelo de alimentação saudável, a tapioca tem sido cada vez mais apreciada não só pelos adultos, mas pelas crianças. Então, se você costuma usá-la na sua alimentação e, sobretudo, na do seu filho, atenção: a Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) analisou 9 marcas e 5 delas não passaram no teste.

As tapiocas das marcas Akio, Sabor da Paraíba, Taeq, Cisbra e Chinezinho não são recomendados para compra de acordo com a análise. Entre os problemas encontrados estavam excesso de sal e conservantes sem necessidade. A Taeq e Cisbra também apresentaram bactérias acima do permitido por lei, o que pode causar intoxicação alimentar.

Os produtos mais bem avaliados foram das marcas Paraibinha, Da Terrinha, Pantanal e Beijubom.

Anúncio

FECHAR

Para testar a higiene das tapiocas, foram checados, entre outros itens, bolores, leveduras e coliformes fecais. Foram verificadas a qualidade dos produtos considerando o teor da umidade da farinha e a presença de glúten, além da análise de micro-organismos.

Apesar dos problemas relatados, uma boa notícia para quem é intolerante ao glúten e escolhe a tapioca justamente pela ausência da proteína na goma. Todas as marcas foram aprovadas nesse quesito do teste.

Leia também:

10 passos para uma alimentação saudável na gravidez

Os alimentos mais rejeitados pelas crianças

Como aumentar a imunidade com 20 alimentos

Mito ou verdade? Teste seus conhecimentos sobre glúten