Família

Como aumentar a imunidade com 20 alimentos

Nutricionista explica a importância e função de cada um deles

Redação Pais&Filhos

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Alimentação equilibrada associada a um estilo de vida saudável pode melhorar o desempenho do sistema imunológico – que atua contra agentes como os vírus e as bactérias. E alguns alimentos são ainda mais eficazes para fortalecer o sistema imunológico, como explica a nutricionista e professora de Nutrição da Universidade Cruzeiro do Sul, Maria Lucia Perrela. A especialista preparou uma lista de 20 alimento que fortalecem o sistema imunológico.

1. Laranja, limão, goiaba, melão, mamão e morango são fontes alimentares da vitamina C, que tem propriedade antioxidante, ou seja, evita a oxidação das células do sistema imunológico. Isto significa que, ao impedir a morte das células do sistema imunológico, a substância permite ao organismo estar mais preparado quando exposto aos agentes agressores.

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2. Ostras, carne bovina, amêndoas e nozes, esses alimentos possuem zinco, que age no funcionamento de diferentes enzimas, que atuam na resposta imune, aumentando a capacidade das células de defesa no combate às bactérias.

3. Além de dar um delicioso sabor aos alimentos, o alho melhora a função das células do sistema imunológico, logo torna resfriados e gripes menos graves.

4. Cogumelos podem estimular a ação dos linfócitos (células do sistema imune) no organismo, fortalecendo o sistema imunológico.

5. O iogurte tem bactérias que agem sobre mediadores da resposta inflamatória no organismo, assim, pode ajudar a combater doenças inflamatórias do intestino.

6. Peixes, castanha do Pará, algas e caju são fontes das famosas gorduras ômega 3 e ômega 6 que melhoram a resposta imunológica quando associadas a uma alimentação balanceada.

7. Cenoura, manga, goiaba, ou vegetais e frutas nas cores amarela, laranja e vermelha ativam o sistema imunológico.