Publicado em 23/04/2019, às 15h34 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h23 por Isabella Zacharias, Filha de Aldenisa e Carlos
No dia 10 de abril começou a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe.
A Campanha priorizará a imunização aos grupos que são de risco: gestantes, pessoas com mais de 60 anos, crianças a partir dos 6 meses aos 6 anos de idade, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, professores de redes públicas e privadas, profissionais da área de saúde e portadores de doenças crônicas como diabetes, asma, entre outras.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a gripe tem gerado cerca de 650 mil óbitos por ano, no mundo todo. Sendo assim, a Campanha é muito importante para conter, e diminuir, esse quadro.
Ultimamente, muitas pessoas não estão se informando sobre a vacinação, propagando muitas notícias falsas e, consequentemente, deixando a prevenção de lado.
O doutor Sylvio Renan Monteiro de Barros, pediatra da clínica MBA Pediatria, ressaltou a importância da vacinação e disse que o maior desafio é combater a desinformação que acontece à respeito das vacinas. “O benefício da vacina é inegável, proporcionando mais segurança para o desenvolvimento pleno da criança”, ele diz.
O Dr. Sylvio também esclareceu que as crianças a partir dos 6 meses devem receber a vacina contra a gripe e alertou que os pais e outras pessoas que estão em contato com o bebê também devem estar vacinados.
Os bebês e as crianças estão no grupo de risco porque tem o sistema imunológico frágil contra infecções, assim como os idosos. Apesar da gripe ser uma das doenças que atinge as pessoas todos os anos, ela é ignorada pela população, o que explica o aumento da mortalidade no mundo.
A vacina também está sendo disponibilizada em hospitais e clínicas particulares para proteger a família inteira.
Reações
As reações são raras e leves, tendo como principais sintomas a febre, que pode ser controlada com antitérmicos receitados por um médico. É comum sentir dores no corpo, que podem ser tratadas também com analgésicos.
Caso haja vermelhidão no corpo, febre alta ou inflamação no local que a vacina foi aplicada, a pessoa deve ser levada para um atendimento médico.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe acontecerá entre os dias 10 de abril a 31 de maio na rede pública e nas clínicas privadas.
Leia também:
Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta semana: saiba o que muda em 2019
Sociedade de Pediatria cria campanha para o Abril Azul e relembra importância da vacinação
Novo aplicativo ajuda os pais a acompanharem a caderneta de vacinação dos filhos
Família
Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach
Família
Assessor, amigo próximo e morador da mansão: conheça o padrinho do filho de Virginia Fonseca
Família
Zé Felipe faz tatuagem com significado especial em homenagem ao nascimento de José Leonardo
Família
Poliana Rocha explica motivo de ter feito quarto só para filhas de Zé Felipe em mansão
Família
Neymar se pronuncia sobre teste de paternidade da suposta filha de 10 anos com modelo húngara
Família
Ex de Ana Hickmann manda indireta após apresentadora assumir noivado com Edu Guedes
Família
Filhas de Virginia Fonseca conhecem José Leonardo e reação encanta: "Foi tão fofo"
Família
Motivo da queda do avião da Voepass em Vinhedo é revelado