Família

Aplicativo YouTube Kids já está disponível no Brasil

Feito para crianças, o app oferece recursos, como limite de tempo de uso

Isabela Kalil de Lima

Isabela Kalil de Lima ,Filha de Kátia e Fabio

O YouTube Kids foi pensado especialmente para as crianças (Imagem: Reprodução/ YouTube Kids)

O YouTube Kids foi pensado especialmente para as crianças (Imagem: Reprodução/ YouTube Kids)

Quantas vezes você já não deu play em um vídeo no seu celular ou tablet para o seu filho? E o medo de esquecer o aparelho na mão dele alguns minutos e os vídeos relacionados, nem tão apropriados assim, começarem a rolar? Pensando nisso, o YouTube, uma das plataformas mais usadas para ver vídeos, lançou o YouTube Kids.

Leia mais:

Como usar a internet sem se expor aos riscos

Anúncio

FECHAR

Internet não é doutor 

7 dicas de segurança na Internet 

O aplicativo, disponível para Android e iOS, foi feito para pais e crianças e oferece recursos diferentes. A plataforma já estava disponível desde o ano passado nos Estados Unidos. Antoine Torres, pai de Fausto e diretor do YouTube Kids na América Latina, nos explicou que o app foi desenvolvido porque, principalmente no Brasil, as famílias tem muito costume de procurar conteúdos para a garotada na plataforma.

“O YouTube Kids foi pensando não só para a criança achar um conteúdo relevante e se divertir, mas também para o pai ter mais tranquilidade”, comenta Antoine. Por isso, foram levadas em conta três características principais.

A primeira delas era uma navegação fácil e intuitiva. A interface tem pouco texto e muitas imagens. O visual é colorido, possui botões maiores e ícones bem destacados. “As crianças que ainda não sabem escrever também podem usar a pesquisa por voz. O aplicativo consegue reconhecer o jeitinho delas de pronunciar a palavras”, acrescenta o diretor do YouTube Kids na América Latina.

Outro ponto muito importante que foi pensado foi em relação ao conteúdo. Segundo Antoine, a cada minuto são subidas 400 horas de conteúdo no YouTube convencional. Foi preciso fazer uma filtragem disso tudo.

O app permite que os pais delimitem o tempo de uso das crianças (Imagem: Reprodução/ YouTube Kids)

O app permite que os pais delimitem o tempo de uso das crianças (Imagem: Reprodução/ YouTube Kids)

O processo, feito de forma automatizada e também humana, avaliou palavras, áudio e imagens. “Qualquer usuário que ache um vídeo que não seja 100% adaptado para a família também pode fazer uma sugestão. Temos um time que vai verificar na hora”, garante Antoine.

Também foram criadas exclusivamente para o YouTube Kids ferramentas de controle para os pais. Em uma área restrita, em que só os adutos terão acesso, é possível personalizar o aplicativo de acordo com o que é melhor para a sua família.

Existe até uma função de timer que delimita o tempo de uso para as crianças. “Acreditamos que será muito útil porque quando terminar o tempo colocado pelos pais, o aplicativo vai mostrar para criança uma mensagem dizendo que chegou a hora de dormir ou fazer exercícios, por exemplo”.É possível, inclusive, restringir o conteúdo que a criança vai ter acesso e até o campo de pesquisa.

Os vídeos do YouTube Kids estão divididos nas categorias música, explorar e aprender e também entre recomendados para fase escolar e pré-escolar. Existem até materiais apresentados em 360 graus.

Alguns conteúdos, de acordo com o responsável pela plataforma na América Latina, também são organizados para estimular a criatividade da criança dentro e fora do universo online.

“Acreditamos que todo o tempo offline é muito enriquecedor. Por isso, estamos tentando disponibilizar vídeos que permitem que a criança faça outras coisas, como desenhar ou preparar uma receita para a mãe”, confirma Antoine.

5 dicas de segurança para seus filhos navegarem na internet

Blá, blá, blá: Você controla o que seu filho faz na internet?