Família

7 dicas de segurança na internet

Está pensando em presentear seu filho com um smartphone ou um tablet? Fique de olho para garantir uma navegação mais segura

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

7-dicas-de-seguranca-na-internet

Mesmo para a turma que já nasceu praticamente com smartphones nas mãos, a internet traz ameaças que às vezes são difíceis de identificar. O lado bom da história é que existem soluções de segurança fáceis de usar e ao alcance de todo os pais. São medidas simples que, quando incorporadas ao dia a dia digital da família, garantem uma navegação online mais segura. Confira as 7 dicas de segurança para os pais ficarem mais tranquilos ao emprestar ou dar um celular ou tablet aos filhos:

1. Limite o acesso a apenas aplicativos e jogos aprovados

Anúncio

FECHAR

Quer compartilhar seu tablet sem compartilhar todas as suas coisas? Em tablets rodando Android 4.3 ou superior, você pode criar perfis restritos que limitam o acesso dos seus filhos a funcionalidades e conteúdos no seu tablet – o recurso é ideal para evitar que crianças acessem conteúdo adulto.

2.  Filtre conteúdos na Google Play

É possível estabelecer filtros de maturidade por usuário para o download dos conteúdos disponíveis na loja virtual. Dessa maneira, uma criança não conseguiria baixar e instalar aplicativos destinados a adultos.

3. Não instale apps de fontes desconhecidas
Instale apenas os aplicativos disponíveis na loja oficial, seja Google Play, seja App Store.

4. Ative a busca segura
Com o SafeSearch do Android ativado, é possível impedir que conteúdo adulto apareça nos resultados da busca. O SafeSearch ajuda a evitar grande parte desse tipo de conteúdo, de maneira simples e rápida. Basta acessar a página de Configurações de Pesquisa e definir o nível de filtragem desejado.

5. Controle os vídeos no YouTube
Para que vídeos com conteúdo adulto sejam bloqueados para as crianças nos aparelhos da família, basta ativar o Youtube Safety Mode, uma operação que pode ser feita em apenas um passo. Basta ir na opção de Configurações e selecionar o nível de segurança desejado. Assim que isso for feito, a busca segura do YouTube será ativada automaticamente.

6. Proteja seus dados pessoais
É importante ensinar crianças a não compartilharem informações pessoais online, como nome, endereço e fotos. Também é fundamental alertar aos pequenos sobre a importância de não compartilhar senhas com ninguém, ainda que sejam os melhores amigos. Para evitar abordagens de adultos mal-intencionados na internet, os pais devem instruir as crianças a não conversarem com estranhos, da mesma forma que na vida real.

7. Ative o bloqueio automático de tela
Escolha um PIN, uma senha ou um padrão de desenho e ative o bloqueio de tela automático. Isso dificulta o acesso a dados salvos no aparelho e garante que ele esteja sempre bloqueado quando não estiver sendo utilizado.

Tablet com função restringida para crianças

Os equipamentos da Samsung, como o Galaxy Tab S, trazem o recurso Modo Infantil. Ao ser acionado, ele transforma o aparelho em um “brinquedo educacional”. Com interface própria, ferramentas educacionais, jogos infantis e e-books animados.

Para garantir a segurança, o Modo Infantil permite a seleção dos aplicativos aos quais as crianças terão acesso, além de trazer a função Gerenciador de Horário, no qual os pais podem selecionar o tempo específico para o uso do aparelho.

 

Veja um bate papo entre especialistas comentando o tema: