Família

3 tradições de família que são o máximo para você colocar em prática em 2019

iStock

Publicado em 09/01/2019, às 17h04 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h38 por Nathália Martins


Compartilhe:


A chave para uma família muito unida: um repertório de rituais que seus filhos vão contar para os filhos deles. Adote essas ideias que separamos ou inspire-se para criar suas próprias.

Quando a nossa família precisa compartilhar boas notícias, nós marcamos um jantar para contá-las. Tradições como essa são a cola que ajuda a manter as famílias juntas. A partir de um aperto de mão secreto para a noite de cinema de sexta-feira, esses rituais aumentam a felicidade, fortalecem laços familiares e criam crianças com um forte senso de identidade e segurança, de acordo com a pesquisa de Syracuse Universidade.

“Os pais pensam que precisam fazer algo grande para criar memórias, mas na verdade as pequenas ações e rituais são as que tendem a ficar na mente de uma criança”, diz a psicóloga social Susan Newman, mãe de 5 e autora de “Pequenas Coisas Longamente Lembradas”. “Pode ser tão simples como tomar sorvete aos domingos”, explica.

Separamos diversas ideias de outras famílias para você tentar:

Sinais secretos para “Eu te amo”

Dana Aderhold e seu marido, Brad, criaram uma linguagem Star Wars quando o filho Hagan entrou na escola. Eles levantam um braço como se estivessem segurando um sabre de luz. “Ele tinha medo, então nós dissemos a ele significava que a força estava com ele até que fôssemos buscá-lo”, diz Aderhold. “Ele
achei isso reconfortante, e nós também. ”

Heather Larson e sua filha Kate fazem um “X” com os dedos indicadores e, em seguida, um “O” com as duas mãos para enviar beijos e abraços uma para a outra. O gesto começou quando Kate estava passando por um momento difícil. “Eu perguntei o que ela precisava e ela respondeu: ‘Eu preciso de abraços’. Meu coração quebrou, então criamos esse sinal”.

A família de Trinidad aperta as mãos 3 vezes como sinal para “eu te amo“. Eles fazem isso como parte do rotina de dormir e em outras ocasiões, diz a mãe Josicar Trinidad.

Dana Anderson e seu filho de 12 anos, Andy, criaram uma tradição baseada no filme Elf. Eles fazem um solavanco, colocam os polegares para cima, tocam e cantam: “Eu te amo! Eu te amo! Eu amo você!”.

Rituais da hora de dormir

Quando Lynnae Allred era pequena, seus pais tinham dificuldade em levar as crianças para a cama, então eles fizeram um jogo. “Nosso pai sentava ao lado da cama e perguntava que tipo de máquina que queríamos que ele fosse”, ela recorda. Lynnae passou a tradição para seus filhos e netos.

Louis Armstrong e sua filha Trinidad cantavam a música “What a Wonderful World” na hora de dormir. “Eu dancei com essa música com meu pai meu casamento e eu tenho cantado para minha filha Magdalena desde que ela nasceu”.

“Quando meus filhos estavam na pré-escola, eu contava histórias com um personagem principal que soava muito parecido com eles. Ambos amavam ouvir a própria história deles”.

Audrey Monke e sua filha davam boa noite para as fotos dos avós da garota, a árvore que estava fora da janela e os objetos diferentes do quarto. “Nós terminávamos dizendo boa noite para cada bicho de pelúcia em sua cama e depois nos abraçávamos”, diz Monke,

Allison Abramson usa visualização guiada para ajudar os 3 filhos a limpar a mente. “Eu comecei dizendo para eles fecharem os olhos e imaginarem que estavam nadando com uma sereia ou fazendo um piquenique em um campo de flores”, explica. “Depois de termos feito isso por um tempo, as crianças começaram a adicionar detalhes. Agora eles muitas vezes fazem a sua próprias histórias. É um momento aconchegante e conectado”.

Memória de aniversário


Quando o filho de Amy Milcic Smiley tinha 3 anos, perguntou por que a família não poderia comemorar 12 dias como fazem no Natal. Então uma nova tradição nasceu. A família cria uma corrente de papel com 12 laços antes do aniversário de alguém. Em cada dia, eles removem um laço e cada membro da família diz algo legal ou compartilha uma memória sobre o aniversariante.

Todo ano em seu aniversário, Christy Nielsen, faz perguntas para 4 crianças e grava as respostas. Ela tem feito isso desde que era criança. “Através de entrevistas, você tem uma noção de quem eles realmente são em cada idade”, diz Nielsen.

Algumas famílias colocam na comida ou no prato as palavras “Você é especial” para celebrar aniversários, realizações ou mesmo bom comportamento.

Mãe de 4, Amy Cagliola Smith separa vários cartões em cada festa de aniversário e faz cada convidado escrever algo para o aniversariante. Isso tornou-se uma tradição entre os amigos da família e parentes que quando alguém não podem ir a uma festa, eles escrevem.

Leia também:

3 razões para a família comer em volta da mesa

Casal segue o mesmo padrão pra nomear 13 filhos por motivo curioso e manterá tradição

Roupa de batismo era uma tradição, diz Costanza Pascolato


Palavras-chave
Comportamento Família Educação Criança pais

Leia também

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Família

Eliezer e Viih Tube recriam a foto que fizeram na 1ª gravidez e detalhe chama atenção

Gravidez

"Fui demitida no dia que voltei da licença-maternidade depois de 5 minutos"

Família

Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Família

Sophie Charlotte e Daniel Oliveira anunciam fim de casamento: "Foi uma grande viagem"

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Família

Mãe diz que se arrependeu de adotar filha após conseguir engravidar: "Nunca senti que ela era minha"