Criança

Por que não temos memória de quando éramos bebê?

Essa é uma curiosidade muito comum

Isabela Kalil de Lima

Isabela Kalil de Lima ,Filha de Kátia e Fabio

memórias crianças

(Foto: Shutterstock)

Quem não gosta de ver registros da infância? As crianças também costumam ter muita curiosidade de ver fotos de quando eram bebê. Mas você já parou pra pensar no porquê a gente não se lembra da época em que eram bebês?

De acordo com a psicóloga Maura de Albanesi, mãe de Lara e Marcela e pós-Graduada em Terapia de Vivências Passadas, não temos essas memórias por conta de três fatores. Antes dos três anos de idade, a criança não tem noção de que ela é uma pessoa separada dos outros.

“Ela se vê como uma extensão da mãe. Isso gera uma dificuldade de fazer a diferenciação entre a individualidade dela e da família e acaba não guardando os fatos”, explica a psicóloga.

Anúncio

FECHAR

O modo como nossa mente guarda as memórias antes dessa idade também é diferente.  Quando nós somos crianças todos os nossos neurônios estão acelerados e preocupados com o máximo de absorção de ensinamentos. Com tanta informação, os sentimentos acabam não sendo tão fortes e isso faz com que muitos registros não sejam guardados no nosso consciente, apenas no inconsciente.

Outra explicação para não nos lembrarmos das coisas que aconteceram quando éramos pequenos é o mecanismo de repressão. Quando as vivências são muito fortes, nossa mente acaba apagando o que ocorreu. “É importante lembrar que apenas o fato é delatado e não as emoções. É por isso que, às vezes, temos sentimentos que não conseguimos explicar de onde vem”, comenta a psicóloga. Nossa mente é muito sábia e nos protege das coisas que não vamos conseguir lidar naquele momento!

Leia também:

Crianças que mentem têm boa memória, diz estudo

Você sabia? Seu cérebro também muda durante a gravidez

11 coisas que você vai sentir falta quando o seu bebê crescer