Criança

Nove maneiras do seu filho dizer “Eu te amo”

As crianças têm seu próprio conjunto de linguagens do amor expressando amor pelos pais de diferentes formas.

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Ninguém é mais importante na vida dos filhos do que a mãe e o pai. Crianças se sentem seguras quando sabem que você está lá para elas, e estar disponível é vital para o bem estar delas. Quando o meu primeiro filho começou a andar, e depois correr, eu imaginava se eu estava deixando para trás aquele adorável bebê que costumava me dar grandes abraços e me receber sempre sorrindo.

Quando o seu filho faz novas descobertas ele divide isso com você como uma forma de demonstrar amor e a confiança. Compartilhar as felicidades e os prazeres da vida com os pais faz com que se sintam bem com eles mesmos porque se lembram “mamãe e papai me amam!”. Mesmo sendo um especialista em crianças, eu não imaginava a variedade de formas que meu próprio filho usaria para demonstrar amor. Acontece que existem muitas maneiras que as crianças usam para expressar amor, desde fazer você correr atrás dele até te fazer uma surpresa dando um pirulito melecado de presente.

Anúncio

FECHAR

Fazer você se atrasar e perder a viagem

Parece que toda vez que você está atrasado para ir a algum lugar seu filho começa a andar devagar. Eu me lembro que levava meia hora para andar um quarteirão com o meu filho mais velho que agachava para me mostrar todas as formigas, me oferecia todos os galhos  que via ou pulava a cada passo. E então olhava para mim sorrindo, cheio de orgulho. As crianças vivem o momento e perdem a noção do tempo. E, para elas, nada pode ser melhor do que estar com você. “A separação é a tarefa mais importante dessa fase da infância”, diz Patrícia H. Sgimm, autora do livro Parenting Your Toodle: The Experts Guide to the Tough and Tender Years, “e as crianças podem preferir estar com as mães do que com qualquer outra pessoa”. Então, sair de casa ou chegar em qualquer lugar com o seu filho pode ser um desafio. O ponto é que eles amam estar com você; eles aproveitam o tempo com você e vão prolongá-lo da forma que puderem.

Desafiar e te fazer correr atrás deles até pegá-los

Correr com alegria e empolgação é o jeito com que as crianças comemoram a recém-descoberta independência, mas só fazem isso se estiverem certos de que você vai correr atrás deles. Ela foge, aproveita a liberdade, mas aí param e pensam: “Espera, eu preciso ter certeza que a minha mãe vai continuar aqui”. Planejando uma perseguição, a criança está mostrando que está sozinha e ela acredita plenamente que você vai pegá-la. “Ela tem que acreditar que você vai estar lá para ela por isso pode se aventurar pelo mundo. Quando mais se aventuram, mais precisam ter certeza de que você vai estar lá”, afirma Laura Bennett-Murphy, professora de psicologia e diretora do projeto Mother-Child na Faculdade de Westminster. Fugir é só uma forma de mostrar o quanto o seu filho te ama. Ele tem a liberdade para correr porque tem a segurança no lar (você!), a pessoa mais importante no mundo.

Levar objetos adorados para todo lugar

Algumas crianças têm um bicho de pelúcia preferido ou uma manta que levam com elas para todo lugar. Outras escolher coisas diferentes cada vez que saem de casa. Estes objetos transitórios representa você e o seu amor, especialmente na sua ausência. Seu filho de te ama tanto que quer você sempre por perto. Shimm explica que esses brinquedos ajudam a criança a se sentir segura, “um pedaço de você está com ela”. Trabalhando no Center College Barnerd sobre o desenvolvimento infantil, eu conheci um menino que sempre levava a escova de dentes para a escola. Era uma forma de ter a mãe perto enquanto ele estava na escola. Mesmo os mais crescidos levam até fotos de pessoas que querem por perto.

Fazer bagunça com a comida

Parece que o seu filho perde muito tempo tocando a comida, amassando, espirrando e espalhando a comida do que comendo. Quando ele ergue as mãos com um grande sorriso no rosto, você tem que ser rápida porque senão toda a comida espirra em você. Mas as crianças veem o alimento como um lugar para explorar e experimentar, elas dividem o que estão sentindo para que você divida com elas. Uma vez o meu filho derrubou cereais no tapete e continuou comendo um pouco e jogando fora um monte, e o resto ele afundava ainda mais no tapete. Ele correu para me mostrar o que ele tinha feito, sorrindo com muito orgulho e certo de que eu ficaria feliz também. “Para a criança, a vida é feita de possibilidades e curiosidades, e com os alimentos ela pode ser curiosa e experimentar coisas diferentes. Ela adora mostrar aos pais o que descobre”, diz o doutor Bennett-Murphy.

Afago e aconchego

Quando você não aguenta mais brigar e falar ‘não’, seu filho pede colo e deita cabeça no seu peito. Ele olha para você com brilho nos olhos e um sorriso doce. “Quanto mais coisas as crianças fazem para mostrar independência, mais eles precisam se sentir confortável no colo dos pais”, afirma o doutor Bennett-Murphy. Quando seu filho pede carinho ele está mostrando que ele sabe que você vai sempre dar conforto a ele. Este é um jeito ativo de dizer “Eu te amo”. Essa exposição confiante de amor pode ser a melhor parte do seu dia!

Te receber com entusiasmo

Você já chegou em casa e foi recebido por uma criança que vem correndo para te abraçar gritando ‘oi’ tão alto que poderia ser ouvido de longe? Todo aquele escândalo é a alegria de ver você de volta em casa. “Eles confiam toda vez que os pais dizem que ter que sair mas que voltam mais tarde”, diz Shimm. O núcleo emocional das crianças está aprendendo que os adultos vão sempre voltar para casa. Estes gritos de extrema felicidade são apenas outra prova de que o seu filho ama você.

Surpreender você com um pirulito melecado

Crianças não gostam de dividir, exceto em raras ocasiões e apenas com as pessoas que eles mais amam e confiam. Seu filho talvez chupe um pirulito de coração vermelho com o rosto radiante de alegria. De repente ele vai virar para você e estender as pequenas mãos para te presentear com o pirulito. Dando para você o que tem de mais importante, mesmo que melecado e pela metade, ele está se sacrificando o que ele ama por você. Ele está afirmando que o que faz ele feliz vai te fazer feliz também, portanto divide a felicidade com quem realmente ama.

Rabiscar e criar

Eles amam fazer experiências com pape, lápis de cor, tinta e cola. Misturam tudo. Quando uma criança te dá uma obra de arte é mais uma prova de que ela está dividindo a alegria dela e o sucesso com a mãe e com pai. Ela expressa o amor que sente fazendo coisas especiais que vem do coração. Você está sempre na cabeça do seu filho, e os desenhos criativos  só reforçam o quando ele pensa em você. Mesmo se a arte final é apenas papel e cola a mensagem é “Eu amo tanto você que eu fiz um presente”.

Rotinas e rituais

Ler o mesmo livre toda noite, vestir a mesma roupa todo dia, arrumar os bichos de pelúcia na mesma ordem sempre. “Elas pedem o mesmo livro toda noite porque amam que você faça parte da rotina delas. Se você está fora alguma noite, a rotina representa você”, diz Shimm. A rotina dá para o seu filho um sentimento de segurança, do mesmo jeito que você dá.