Criança

Saiba o que fazer quando seu filho não quer ir à escola

iStock

Publicado em 07/09/2018, às 08h18 por Nathália Martins


Compartilhe:


Tentar evitar a escola falsificando uma doença, chorando, se agarrando a você ou protestando contra o fato de ter que tirar o pijama é muito comum na idade escolar primária. Muitas vezes, é apenas um pequeno passo para trás na progressão natural do seu filho em direção à independência, mas às vezes pode ser um sinal de problemas de ansiedade. Seja qual for a causa, existem muitas estratégias que você pode usar para levá-lo de volta à escola.

E, caso você ainda não tenha passado por isso, provavelmente em algum momento pode acontecer de o seu filho de repente implorar para ficar em casa e faltar na escola. Por isso, aqui estão algumas maneiras de descobrir o que realmente está acontecendo.

Reconheça os medos

Para nós, o jardim de infância e as primeiras séries são discretas, mas para as crianças, a escola é um trabalho árduo. Seguir as regras e praticar novas habilidades requer energia e esforço. Portanto, se seu filho acabou de fazer uma pausa relaxante das aulas e aproveitou para comer e passar a manhã toda com você, por exemplo, ele pode decidir que prefere ficar em casa a ir para a escola.

Além disso, a partir dos 5 anos há um aumento natural da ansiedade quando as crianças começam a entender que somos vulneráveis. Não importa o quão estável seja sua vida, as crianças podem desenvolver medos sobre morte, ferimentos ou perda de um dos pais – especialmente se algo assustador aparecer nos noticiários.

Reduza o fator da diversão

Às vezes as crianças querem deixar a escola simplesmente porque a casa é um lugar melhor para estar. Quando seu filho reclamar de dor de cabeça pela manhã, avalie se ele realmente está doente. Se não houver febre, vômitos ou outros sinais indicadores, tente levá-lo para a escola.

Se ele realmente estiver doente e precisar ficar em casa, é claro que você deve cuidar, mas não deixe-o passar o dia brincando. Uma vez que ele entende que um dia doente não é um dia de brincadeira, provavelmente estará ansioso para voltar às aulas.

Verifique a situação

Seu filho pode estar preocupado com um problema específico como o ônibus ou algum valentão, mas não consegue expressar ou entender o que ele quer evitar. Se ele disser que não quer ir à escola por causa de uma dor de barriga, tente ajudá-lo a ligar os pontos e fazê-lo dizer o que o aflige. Se ele não conseguir verbalizar o que está errado, pergunte ao professor dele e tente achar uma solução.

Aborde problemas mais profundos

Se seu filho constantemente resiste a ir à escola, fica tão perturbado que não consegue parar de chorar, ou mostra outros sinais de ansiedade, como pesadelos ou medo de ficar sozinho, pergunte a um pediatra sobre ver um terapeuta que se concentra na ansiedade infantil.

Leia também:

Escola adapta apresentação em festa para que aluna cadeirante possa participar

Lanche escolar: 4 opções saudáveis para o seu filho

A escola quer conversar sobre o comportamento do seu filho? Não se desespere


Palavras-chave
Educação Criança Escola

Leia também

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Família

Bebê morre após mãe cometer erro comum ao trocar a fralda da filha: “Foi um acidente”

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

Família

Filha de Madonna aparece em foto extremamente rara ao lado do pai

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Família

Thais Fersoza mostra como seu corpo ficou após duas gestações: “Essa é a realidade”

Criança

Mãe se assusta com aparição misteriosa em foto antiga da filha

Família

Motorista da Porsche que matou motorista de aplicativo é preso por desembargador