Criança

MEC divulga novo jeito de avaliar o nível de alfabetização das crianças: “Para cortar custos”

Uma mudança na avaliação de alfabetização pode não agradar - iStock
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Publicado em 03/05/2019, às 13h58 por Nathalia Lopes, Filha de Márcia e Toninho


Uma mudança na avaliação de alfabetização pode não agradar (Foto: iStock)

O MEC, Ministério da Educação e Cultura, anunciou nesta sexta-feira, 03 de maio, que fará uma mudança na pesquisa de avaliação sobre a alfabetização. Os testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) não vão mais acontecer da mesma forma.

As provasde ciências humanas e da naturezaque eram aplicadas em alunos do 9° ano e a de alfabetização para alunos do 2° ano do fundamentalserão feitas de forma diferente. Em vez de fazer uma avaliação universal das crianças no 2º ano do Ensino Fundamental, a pasta vai fazer a sondagem por amostragem. De acordo com o jornal Folha do Estado, o novo ministro da educaçãodisse que a medida é para cortar custos.

Na última avaliação, feita em 2016, os exames de leitura, escrita e matemática eram aplicados para todas as crianças do 3° ano do Ensino Fundamental. Agora, o governo irá avaliar apenas uma amostra de escolas públicas e privadas do 2° ano, ou seja, as crianças de 7 e não mais as de 8 anos. Essa mudança já tinha sido pedida pelo governo anterior, de Michel Temer (MDB).

Abraham Weintraub tem um orçamentode 500 milhões de dólares para avaliar mais de 7 milhões de criançasmatriculadas em escolas públicas, a avaliação é opcional nas escolas particulares. Os resultados dos testes vão servir como base para calcular como e onde o dinheiro será investido.

Os testessão os mesmos que quase foram cancelados pelo antigo ministro, Ricardo Vélez Rodriguez no começo do ano, mas depois de críticas o ministério voltou atrás. Profissionais da Associação Brasileira de Psicopedagogia, ainda afirmam que o sistema de amostragem é longe de ser o ideal.

Isso porque as crianças têm uma variação de aprendizagem e uma avaliaçãonesse sistema que pode não ser objetiva e resultar em algo que não seja representativo o suficiente.

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