Colunistas

10 coisas que não devemos dizer às crianças

Não diga para parar de chorar, não ironize o que elas dizem... A educadora Ligia Pacheco dá essas e outras dicas do que não dizer às crianças

Consciente ou inconscientemente, os comportamentos dos pais interferirão de maneira positiva ou negativa na formação da personalidade das crianças. O que não se deve dizer?

1. Não diga algo que não irá cumprir. Isso compromete a confiança e respeito que ela tem por você, e facilmente terá dificuldades para respeitar e confiar em outros.

2. Não a rotule com palavras negativas. Se ficar repetindo, por exemplo, “Como você é teimoso!”, assim ela será.

Anúncio

FECHAR

3. Não a compare com os irmãos ou com outras crianças. Isso abalará a sua autoconfiança. Cada criança é única.

4. Não a engane com elogios falsos, pois formará a sua personalidade baseada nisso e sofrerá demais quando o mundo não a reconhecer como tal.

5. Não a pergunte o que ela quer comer, se quer fazer algo que precisa ser feito ou ir a um lugar que é preciso ir. Para estar pronta para escolher e decidir, ela precisa antes ter uma grande bagagem de opções, além da autonomia e responsabilidade bem desenvolvidas.

6. Não diga por ela. Se alguém perguntar-lhe algo, deixe que ela responda. Não tire dela a capacidade de pensar e se expressar.

7. Não ria, ironize ou diga que é bobagem o que ela diz. A criança ainda está construindo o seu pensamento lógico. E se prestarmos atenção, a lógica infantil muitas vezes é mais lógica que a nossa.

8. Não diga para parar de chorar e nem minimize essa expressão. Converse com ela, procure entender a razão do choro, ensinando-a a lidar com o que a aflige.

9. Não minta para ela. Dizer, por exemplo, que a injeção não vai doer abalará a confiança que ela tem em você.

10. Não diga simplesmente “porque sim” ou “porque não”. Os porquês são fundamentais para que ela compreenda a si mesma, aos outros e a realidade em que está inserida.

E, não diga não! Por quê? Essa resposta merece uma coluna inteira. Até lá!

Pais&Filhos TV