Criança

Mãe de autista recebe mensagem da amiga negando convite do filho para festa: ‘Ele é problemático’

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

Publicado em 04/08/2019, às 14h01 por Jennifer Detlinger, Editora-chefe | Filha de Lucila e Paulo


A mãe de Arthur, de apenas 2 anos, passou por uma situação muito delicada na última semana, que infelizmente acontece com frequência às outras mães que têm filhos com necessidades especiais.

Sara Onori, de 22 anos, recebeu pelo WhatsApp a mensagem da mãe de um colega de escola do menino dizendo que não convidaria Arthur, que é autista, para a festa da criança: “Seu filho é meio problemático”.

Na mensagem, a mãe da criança disse que o motivo de não convidar Arthur seria porque “as outras crianças vão ficar incomodadas”. A mulher finaliza a mensagem dizendo “Espero que você me entenda”.

A mensagem recebida por Sara (Foto: Reprodução/Facebook)

Sara estava em um grupo de mensagens com outras mães e percebeu que elas falavam de uma festa. Ao questionar a mãe sobre a festa, recebeu a mensagem e ficou tão surpresa que nem conseguiu responder. Segundo Sara, as duas eram amigas e não apenas mãe de um coleguinha da escola do filho. “Pensei muito em responder a mensagem ontem, mas estava sem chão. Quando decidi responder, vi que infelizmente me bloqueou em todas as redes sociais”, desabafou Sara no Facebook.

“Meu filho não é “problemático” ele é autista, muito feliz e abençoado. Extremante protegido pelo seu anjo da guarda que acaba de mostrar um livramento. É que eu e minha família temos um alicerce principiológico, onde o respeito impera, ensinamos a respeitar o próximo, queremos que ele no futuro possa conviver em uma sociedade mais justa, onde na arena da vida não só apenas os “perfeitamente normais” sejam vencedores. A deficiência do meu filho não o torna inferior ao seu filho ou demais crianças”, escreveu Sara.

A irmã de Sara, Erika, compartilhou o print da mensagem recebida com um desabafo. O post foi compartilhado mais de 7 mil vezes e recebeu mais de 5 mil comentários. “E quando a maldade é com uma criança de 2 anos? Meu sobrinho tem 2 aninhos e é autista, olha a mensagem que minha irmã recebeu. Quanta falta de sensibilidade e bom senso, espero que o Ruan, o aniversariante, tenha em sua vida mais empatia, menos maldade e mais educação que sua mãe”, disse.

A família do menino mora em Campo Grande (MS). Os pais de Arthur têm um perfil no Instagram, chamado @convivendocomautismo01onde compartilham informações sobre autismo.
Sara afirma que o filho não gostaria de ir à festa do menino e também ficaria incomodada caso Arthur fosse convidado. “Eu, minha família e meu filho afastamos de pessoas cruéis. Infelizmente, o ser humano, no decorrer de sua trajetória vai absorvendo o que há de bom e ruim ao seu redor. E prometo que vou rezar pelo futuro do seu filho. Afinal a criança é fruto do meio em que vive. Porque a nossa sociedade está mudando e ela não tolera mais esse tipo de preconceito e discriminação, temos uma legislação forte sobre o tema, e hoje a justiça da armas para o meu filho lutar na arena da vida de forma igualitária e justa”, diz a mãe.
Leia também:
Tudo sobre autismo: para quebrar de vez qualquer preconceito
Autismo: a luta para sair do casulo
Mãe conta a experiência de ter um filho autista: Meu filho pode ser o que ele quiser

Palavras-chave

Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Saiba o que dizer no Dia do Afilhado - (Foto: Getty Images)

Família

Dia do Afilhado: mensagens e frases para mostrar o quanto ele é especial

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Filho de Monique Evans não comparece ao casamento da mãe; entenda o motivo

Adolescente m4ta pais e irmão na zona oeste de São Paulo - Reprodução/ Rede Globo

Família

Adolescente de 16 anos mat4 pais adotivos e irmã após ser proibido de usar o celular

Amanda Kimberlly confirma gravidez, mas não foi confirmada a paternidade de Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada

Modelo que estaria grávida de Neymar aumenta rumores com escolha dos padrinhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar convida irmã e amigo do jogador para padrinhos

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura