Criança

Especialistas se preocupam com a saúde emocional das crianças durante a pandemia

É preciso se atentar à saúde emocional das crianças - Getty Images
Getty Images

Publicado em 18/06/2020, às 12h36 - Atualizado às 16h57 por Helena Leite, filha de Luciana e Paulo


É preciso se atentar à saúde emocional das crianças (Foto: Getty Images)

A saúde emocionaldurante a pandemiade coronavírusestá sendo muito debatida e é, de fato, algo a se prestar atenção. Apesar de muitas vezes parecerem menos preocupadas que os adultos, o emocional das criançastambém deve ser avaliado.

“As crianças podem apresentar reações emocionais e comportamentais diante de tantas mudanças que aconteceram em tão pouco tempo. Elas podem ficar mais irritadas, inquietas, entediadas, ter alterações do sono e do apetitee demonstrar sinais de medo e insegurança”, pontuou o psiquiatra Vicente Ramatis, da Unimed Vitória, à Folha Vitória.

O médicotambém ressaltou que é normal que os pais não consigam dar tanta atenção aos sentimentosdos filhos, uma vez que eles também estão passando por uma carga emocional muito alta, se sentindo mais estressados, ansiosos e sobrecarregados. “A família inteira está sob pressão por conta das dificuldades do cenário atual. Por isso, a rede de apoio das crianças acaba ficando fragilizada”.

Como consequência desse cenário de estresseatípico, alguns pais acabam sendo mais rigorosos ou até mesmo agressivos com as crianças. É aí que entra a importância do diálogo. “Quanto mais conversarem com os filhos e criarem momentos de interação, mais será preservada a saúde mental de todos”, aconselhou.

Ele também ressaltou a importância de deixar a criança se expressar e, mais do que isso, ouvi-la e se atentar aos sentimentos e emoçõesdela. O médico comentou que esse é um excelente momento para exercitar a empatia e tentar entender as reações da criança.

O profissional relembrou que, muitas vezes, a criança não consegue entender porque o pai/mãe está em casa e não pode dar atenção a ele, precisando de ficar em silêncio, na frente de um computador “As crianças não entendem que os pais estão trabalhando e não podem dar atenção, mesmo estando em casa. Isso acaba gerando estresse e tristeza para todos da família”.

Para conseguir diminuir todos os problemas e atritos causado pela pandemia, o profissional reafirmou a importância de estabelecer rotinas, tanto para o estudo como brincadeiras, alimentação ou horas de sono. Um estudo recente feito pelo comitê científico do NCPI (Núcleo Ciência Pela Infância) apontou as mesmas necessidades.

Segundo o documentodivulgado pelo núcleo, “Estabelecer horários e manter rotinas no ambiente doméstico dão segurança à criança”. Para que você consiga fazer isso, o comitê sugeriu atividades como: desenhar, ler e contar histórias, montar quebra-cabeças ou outro jogos e auxiliar nas tarefas de casa e no preparo dos alimentos.

“Busque um equilíbrio no dia a dia, mas entenda que nem sempre os dias serão como foi planejado. A criança não tem maturidade para lidar com o isolamento social. É fundamental ter paciência”, finaliza Vicente Ramatis.


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Mani tem sofrido críticas pela diferença de idade - Reprodução/Instagram

Família

Davi foi orientado por advogado e família a dizer que não é casado com Mani após BBB 24

(Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Mani recebe recado de Yasmin Brunet após anunciar fim da relação com Davi

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Davi Britto e Mani - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Davi quebra o silêncio após Mani colocar fim no relacionamento: "Eu sou um ser humano"

Gracyanne Barbosa, Belo e Gilson Oliveira - (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Família

Personal de Gracyanne Barbosa apontado como pivô da separação engravidou aluna da academia