Publicado em 17/06/2020, às 14h11 - Atualizado às 14h42 por Yulia Serra, Filha de Suzimar e Leopoldo
É impossível não associar o mês de junho às festas juninas. O momento de tirar a roupa xadrez do armário, se caracterizar e juntar a família toda para curtir as brincadeiras e quadrilha. Com a pandemia do novo coronavírus e necessidade de isolamento social, a comemoração tradicional não pôde acontecer. Mas não foi motivo para as escolas desanimarem, muitas usaram a criatividade para fazer com que a celebração aconteça de uma outra forma garantindo, principalmente, segurança.
O Colégio Pégasus, por exemplo, optou por um “Drive Thru Junino” e funcionará assim: as famílias passam com o carro na rua da escola e as crianças vão curtir o clima e brincadeiras de dentro do veículo. O convite aos pais foi feito através do aplicativo da escola e decidiram fazer algo simples e sem custo. A festa, que irá acontecer no próximo dia 27 de junho, contará com brindes e atividades temáticas da data.
“Como na festa junina sempre tem gincana, a nossa ideia é forrar o chão da calçada da escola e colocar os kits com sacolas de alças compridas. Então, a criança com a vara de pesca irá pegar a sacola”, explica Letícia Rocha, dona do colégio, filha de Escholastyka e José. Tudo será feito prezando pela higiene, desde os preparos dos brindes até o manuseio da vara por parte das crianças, usando luva, álcool gel e mantendo o distanciamento social. As famílias farão tudo de dentro do carro e na rua estarão os educadores da instituição: “Vamos diminuir a saudade das crianças através de uma ação junina”.
Para entrar no clima, os professores estarão com roupa caipira e foi separada uma playlist de músicas juninas. “O brinde do berçário são comidas saudáveis que iremos cozinhar um dia antes. Do infantil I para frente, envolve pé de moleque, paçoca, pipoca salgada e doce. Já as prendas são estalinho, pipa, bambolê, adesivos, bolha de sabão, geleca…”, conta. O objetivo, segundo ela, é comemorar de uma forma “sensata e divertida”.
Além da confraternização através do Drive Thru, a escola já está realizando algumas atividades ao longo do mês, com caracterização dos professores, alunos e músicas temáticas durante as aulas. Na sexta-feira (26), que antecede a festa, as crianças do fundamental participarão de um café da mãe com a turma caracterizados, tudo através de ligação de vídeo, claro. “A festa junina é uma das mais tradicionais do Brasil, é muito esperada pelas famílias. Num tempo de pandemia, se torna ainda mais importante. Se temos uma forma de comemorar em segurança, por que não?”, completa.
Denise Dias, psicoterapeuta e pedagoga, mãe de Rafael, aprova a ideia. O filho dela estuda no Colégio Pique Aprende, que também se uniu a ideia de festa junina drive thru. A comemoração já aconteceu e a mãe não poupou elogios à iniciativa: “A festa tem um significado cultural muito forte, é uma comemoração familiar muito grande. Eu não esperava tanto, os profissionais foram muito criativos”. O evento aconteceu durante uma hora e contou com atividades típicas, como pescaria, boca do palhaço e acertar argola na garrafa. Elas também envolviam brindes. “Tudo de dentro do carro, passando álcool gel”, reforça.
E não parou por aí, a festa contou com comidas típicas servidas na hora, que ela destaca o caldo de carne seca com mandioca, assim como show ao vivo com a professora de música e um convidado. Antes da data, também foi enviado para a casa algumas bandeirinhas para as famílias enfeitarem os carros. “Eu sou empolgada. Fiz maquiagem, fui com uma tiara de flor gigante e colar de flor estilo caipira. Foi sensacional”, opina.
Outras escolas também encontraram uma forma de não deixar a folia passar em branco. A rede da SAEA (Sociedade Agostiniana de Educação e Assistência), formada pelos colégios Agostiniano Mendel, Nossa Senhora de Fátima e São José, também fez questão de comemorar a data através de um drive thru e deram um toque ainda mais especial por estimular a doação de agasalhos, kits de higiene ou alimentos não perecíveis. O Agostiniano Mendel vai organizar o drive thru na porta do colégio. Além da doação, os alunos da Educação Infantil podem escrever uma cartinha para quem for receber o kit, com frases carinhosas, de acordo com a criatividade de cada família.
Os itens arrecadados serão enviados para creches, em situação de vulnerabilidade. “Acolhimento é um dos nossos principais pilares. Por isso, resolvemos manter a nossa festa junina, trazer também um pouco desse convívio com os professores, a escola, mesmo que pelo sorriso de um olhar. Sabemos que faz toda a diferença para as crianças e adolescentes, além de contribuição que fazemos juntos para a sociedade”, justifica Eduardo Flauzino, diretor-geral dos Colégios da SAEA.
Já a Sphere International School, por exemplo, comemorou de forma online. Em nota, enfatizaram a importância da troca, conversa e criação para formação das crianças, por isso resolveram inovar: “A escola uniu três disciplinas para fazer isso acontecer: educação física, onde eles aprendem a coreografia da quadrilha dentro de casa, música, onde eles vão fazer instrumentos para tocar na festa usando utensílios domésticos, e também artes, para fazer as decorações”. Os preparativos estão à todo vapor para a live que acontecerá no dia 26.
Família
Nova frente fria e ventos fortes tomam de conta de metade do Brasil
Família
João Lucas Figueiredo fala sobre 1ª gravidez de Sasha Meneghel: "Momento certo"
Família
Lore Improta desabafa sobre salário recebido como dançarina do Faustão: "Não era suficiente"
Bebês
Juliana Alves desabafa sobre processo de desmame da filha: “Vamos conseguir e ficaremos bem”
Família
Mãe de Endrick posta reflexão profunda antes do anúncio de casamento do filho
Família
Piqué comenta pela primeira vez sobre indiretas em músicas de Shakira
Família
Camila Queiroz e Klebber Toledo falam sobre vinda do 1° filho: "Vai dar tudo certo"
Família
Filha mais discreta de Leonardo e agrônoma: conheça a madrinha de José Leonardo