Criança

Aprenda a identificar os sintomas da apneia do sono na criança

iStock

Publicado em 07/09/2018, às 12h23 - Atualizado em 12/09/2018, às 09h32 por Jéssica Anjos


Compartilhe:


Sim, apneia do sono é comum em crianças – até bebês. Segundo o médico Gustavo Moreira, pediatra especialista em sono, filho de Marília e Antônio Claudio, os sintomas são difíceis de identificar durante o dia porque a maioria acontece durante a noite. “O sintoma principal é o ronco. Aquele barulho alto que você ouve a cada respiração”, explica.

Se o ronco do seu filho é seguido por uma respiração trabalhosa, ofegante, e ele chega a engasgar algumas vezes é hora de acender o alerta! “Crianças com apneia do sono tentam encontrar uma posição confortável para dormir, sempre tentando deixar a garganta mais aberta e também costumam suar muito”, exemplifica Gustavo.

Apneia do sono é parar de respirar. Enquanto a criança dorme ocorre uma obstrução na faringe. De acordo com o especialista, quando a criança dorme a estrutura da garganta fica estreita chegando a fechar completamente algumas vezes impedindo a entrada de ar, por isso acontecem alguns engasgos no decorrer do sono. “Quando a pessoa não consegue mais respirar o cérebro a desperta”, comenta.

É papo sério

A apneia pode provocar alterações das funções cerebrais na criança. Ela fica mais agressiva e hiperativa. “Gera uma falta de atenção que chega a prejudicar o rendimento escolar”, diz o pediatra. Mas o paciente raramente nasce com o problema, o especialista explica que a doença é mais comum entre 3 e 7 anos de idade.

O diagnóstico é feito através de um exame chamado polissonografia, funciona assim: a criança dorme no hospital e é monitorada por alguns aparelhos. “Gravamos tudo num sistema digital para ler depois se saber se há apneia do sono ou não”, comenta Gustavo.

Como tratar 

Segundo o pediatra, tudo depende dos fatores de risco. Porém na maioria dos casos a remoção das amígdalas resolvem o problema. Um tratamento odontológico também às vezes faz parte do processo de tratamento, porque as crianças com apneia do sono geralmente tem mordida cruzada posterior por respirar pela boca. “A utilização de um aparelho ortodôntico na arcada superior pode, além de consertar a mordida, melhor a respiração aumentando o tamanho do nariz”, comenta o especialista.

Leia também:

5 armadilhas para evitar na hora de treinar o sono do seu bebê

10 dicas para colocar em ordem o sono das crianças

8 dicas para você entender o sono do seu bebê


Palavras-chave
Bebê Comportamento Família Saúde Criança

Leia também

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos

Notícias

Virginia é criticada por roupa usada em festa de Neymar: “Desrespeitoso com a própria família”

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha