Bebês

5 armadilhas para evitar na hora de treinar o sono do seu bebê

treinar o sono do bebê

Publicado em 20/10/2015, às 14h55 por Redação Pais&Filhos


treinar o sono do bebê

Às vezes, a hora de dormir pode se tornar um drama. Você sabe que seu filho não está com fome, não está com sede, já trocou a fralda e não está doente, mas ele chora e não quer ficar no berço de jeito nenhum. Parece familiar? Aprenda técnicas suaves, mas eficazes, para sair destas e de outras dificuldades de sono:

  1. Primeira armadilha: Alimentar ou balançar seu bebê para dormir

Este erro é comum, porque alimentar e balançar o bebê são as coisas que mais fazemos no começo, além de trocar as fraldas. Recém-nascidos mamam a cada duas ou três horas. Por isso, eles não têm ciclo de sono definido e frequentemente adormecem depois de mamar. Enquanto seu filho ainda está se adaptando à vida fora do útero, dormir depois de comer é normal. É por volta dos quatro meses que eles desenvolvem maturidade neurológica suficiente para ter uma rotina do sono.

Nesta fase, alimentar e balançar podem virar um problema se este é o único jeito que consegue fazer seu bebê dormir. “Os bebês naturalmente acordam de duas a seis vezes por noite, o que significa que tudo o que você está fazendo para levá-los a adormecer, você vai precisar fazer quando ele despertar novamente”, diz Jodi Mindell, autor do livro “Dormindo a noite toda”, em tradução livre.

Como acertar: Crie uma rotina do sono que ajudará seu filho a associar novas atividades a dormir. Dê um banho, coloque o pijama, leia uma história (mesmo que ele ainda não entenda) e, em seguida, diminua as luzes. Se a mesma coisa acontece todas as noites, eles começam a entender que a hora do sono está prestes a chegar. O ideal é colocar o bebê no berço antes que ele adormeça, de modo que ele aprenda a dormir no berço, não em seus braços.

  1. Segunda armadilha: Pegar o bebê no colo toda vez que ele chora

É claro que você quer confortá-lo quando ele está choramingando. E nos primeiros seis meses é isso que devemos fazer, para que o bebê saiba que ele está amparado. Mas, conforme ele fica mais velho, descobre que pode usar as lágrimas como aliadas nesta hora.

Como acertar: Cheque os itens: Ele está com fome? Com sede? Molhado? Doente? Se está apenas chorando porque você saiu do lado dele, tente esta técnica: Quando você deixar o quarto, volte em cinco minutos e, se o bebê ainda estiver chorando, certifique-se de que ele está realmente bem. Faça isso até que ele durma e, nas próximas noites, aumente o intervalo de tempo.

  1. Terceira armadilha: Ampliar as mamadas noturnas

Como um passageiro em um cruzeiro, seu filho se acostuma ao “buffet” da noite, mesmo que ele não esteja com fome. “Ele também se acostuma a acordar ao fim de um ciclo de sono e pensar que precisa sugar o leite em vez de voltar a dormir”, diz a médica Ari Brown, autora do livro “Baby 411”. As mamadas noturnas não afetam apenas o seu sono, mas podem afetar a forma como seu filho come durante o dia, pois quando ele come muito a noite, sente menos fome durante o dia e volta a sentir fome tarde.

Como acertar: “Feche a cozinha” após a refeição antes de dormir para motivar seu bebê a comer mais durante o dia. Para chegar lá, você pode cortar gradualmente a quantidade de vezes e de tempo que amamenta durante a noite.

  1. Quarta armadilha: Cochilar em movimento

Deixar seu bebê dormir no carrinho frequentemente pode parecer mais fácil. O problema é que depois ele pode ter mais dificuldades para adormecer no berço, o que pode criar um problema de sono em casa. Além disso, pegar no sono em movimento pode significar que a soneca não vai ser consistente.

Como acertar: Se familiarize com a quantidade de sono que seu bebê precisa (compatível com a idade que ele tem) e organize seu dia para que ele possa dormir no berço sempre que possível.

  1. Quinta armadilha: Deixar a criança acordada até muito tarde

Se você pensa que manter seu filho acordado até tarde vai fazer com que ele durma mais e mais profundamente, saiba que a estratégia pode dar errado. Quando bebês dormem tarde, eles ficam cansados demais. A partir daí, eles levam mais tempo para adormecer e acordam com mais frequência.

Como acertar: Se seu bebê tirar um cochilo no início da noite, você pode converter isto para a hora de dormir: “Dê um banho, coloque-o nos pijamas, siga com o ritual da noite. Você também pode tentar adiar esta hora do cochilo por 15 minutos todos os dias até chegar ao horário desejado.


Leia também

Amanda Kimberlly postou um novo vídeo com Helena e encantou os seguidores - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Amanda Kimberlly posta novo vídeo com terceira filha de Neymar: “As caretinhas”

Jéssica explicou o motivo de não estar na fazenda Talismã - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Filha de Leonardo explica motivo de não ir ao aniversário do pai: “Bloqueando alguns inconvenientes”

Mãe de Neymar apaga foto com o neto por polêmica com Biancardi - Reprodução/ Instagram

Família

Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi

O casal reatou o relacionamento no início deste ano - (Foto: Reprodução/ Instagram)

Família

Jade Magalhães dá detalhes de chá revelação do primeiro filho com Luan Santana

(Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Marido de Ivete Sangalo diz que criou a escola que as filhas estudam por motivo curioso

Jade Magalhães e Luan Santana estão esperando o primeiro filho - Reprodução: Instagram

Família

Conheça Jade Magalhães: Modelo e influenciadora passou 4 anos separada de Luan Santana

Foto: Reprodução/Instagram

Família

João Guilherme explica por que não foi ao aniversário de 61 anos do pai

Alezinho disse que gostaria de ver a mãe entrando de amarelo no casamento - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Filho de Ana Hickmann opina sobre casamento da mãe com Edu Guedes e resposta surpreende


Palavras-chave
Sono