Bebês

5 mitos desvendados sobre o sono dos bebês

Conheça alguns truques para ajudar seu filho a dormir

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

mitos sobre o sono do bebê

Bebês não precisam de silêncio absoluto quando estão dormindo (Foto: Shutterstock)

A maternidade reserva várias surpresas e você provavelmente já imaginava que ia ter que lidar com pouco tempo de sono. No entanto, muito do que as pessoas acreditam sobre os hábitos de sono do bebê está errado. Então, resolvemos acabar com esses mitos de uma vez por todas.

Leia também

Veja como fazer a transição do berço para a cama sem segredo

Anúncio

FECHAR

10 dicas para colocar em ordem o sono das crianças

10 coisas que você não sabia sobre o sono do seu filho

1. Mito: Você precisa ficar muito quieto quando seu filho estiver dormindo

É verdade que os bebês costumam ter o sono mais leve durante a soneca, mas sussurrar talvez não seja necessário. Enquanto estava no útero, seu filho ouviu muitos tipos diferentes de barulho e vários deles podem até acalmá-lo agora. Uma criança pode dormir mesmo com barulho, principalmente na primeira parte da noite, quando o sono está profundo. Quanto mais o bebê se acostumar com barulhos típicos da casa, mais fácil ele vai dormir.

2. Mito: Adicionar cereal à mamadeira vai fazer seu filho se sentir sonolento

Alimentar seu filho com cereal antes da hora de dormir não vai evitar as mamadas noturnas. A Academia Americana de Pediatria não recomenda colocar cereal na mamadeira ou introduzir seu filho à alimentos sólidos antes dos seis meses. Além disso, essa prática pode causar excesso de ganho de peso.

sono do bebê mitos e verdades

Colocar seu filho mais tarde na cama não vai fazê-lo acordar mais tarde (Foto: Shutterstock)

3. Mito: Se você colocar seu filho na cama depois, ele vai acordar mais tarde

Infelizmente, não é fácil mudar o relógio interno. Alguns bebês acordam cedo naturalmente. Enquanto a rotina de um recém-nascido ainda está se formando, o corpo dos bebês mais velhos já tem um “cronograma de sono”. Isso pode fazer com que ele, na verdade, acabe dormindo um tempo a menos.

4. Mito: Roncos não são motivo de preocupação

Estudos mostram que de 15 a 25% das crianças podem roncar, mas isso pode indicar um problema de saúde. É possível que seu filho tenha problemas para dormir, como apneia do sono. Portanto, se o ronco for alto ou frequente, reporte o assunto ao pediatra. Saiba quando é normal e quando é um problema.

Por um sono tranquilo

5 armadilhas para evitar na hora de treinar o sono do seu bebê

5. Mito: Chorar é sempre ruim

Claro que nós pais sempre queremos responder aos chamados dos nossos filhos. Você não precisa deixar seu bebê sozinho e chorando enquanto estiver treinando o sono dele. Mas você vai conseguir fazê-lo dormir a noite toda sem chorar nenhuma vez? Provavelmente não. Se você tentar mudar os hábitos de sono dele, ele vai ficar irritado e chorar.