Colunas / Além do in vitro

FIV: revolução na medicina, na sociedade e na cultura

A técnica de fertilização in vitro possibilitou que muitos casais pudessem realizar o sonho de ter um filho - Getty Images
Getty Images

Publicado em 23/10/2023, às 14h47 por Dr. Rodrigo Rosa Filho


Em 2023, completamos 45 anos desde o nascimento do primeiro bebê com a técnica da Fertilização In Vitro (FIV), na Inglaterra, em julho de 1978. A FIV revolucionou não só a Medicina, como também a sociedade e a cultura, além de permitir grandes avanços médicos. A fertilização in vitro consiste na fecundação do óvulo pelo espermatozoide em laboratório, para posterior implantação do embrião no útero da mulher.

Tire suas dúvidas sobre diabetes infantil
A técnica de fertilização in vitro possibilitou que muitos casais pudessem realizar o sonho de ter um filho (Foto: Getty Images)

Desde a sua descoberta, essa técnica permite que casais com dificuldades de concepção tenham a oportunidade de realizar o sonho de ter um filho biológico. E, dessa forma, devemos citar as mais de 8 milhões de pessoas no mundo que nasceram por meio da técnica. Mas, além de vidas, temos a comemorar mudanças sociais. Antes do advento da técnica, muitos casais enfrentaram o desafio de lidar com a infertilidade, que era frequentemente associada a um sentimento de inadequação ou fracasso. A FIV trouxe esperança e possibilitou superar essa dificuldade, fortalecendo os laços familiares e promovendo o amor e a união.

Uma das principais mudanças foi a equidade na parentalidade, o que ajudou a eliminar noções preconceituosas. O conceito de família também foi amplificado. A técnica também permitiu que casais do mesmo sexo, pessoas solteiras, mulheres com mais idade e indivíduos com problemas genéticos hereditários concebessem e desfrutassem da experiência maravilhosa de criar uma família. Isso mudou a forma como a sociedade encara a maternidade e a paternidade, ampliando as possibilidades de formação de famílias.

Muita evolução também ocorreu na própria FIV durante esse período. Hoje, temos a capacidade de cultivar embriões em laboratório até que atinjam o que se chama de estágio de blastocisto (que ocorre cinco ou seis dias após a fertilização). Se um embrião é saudável o suficiente para sobreviver até esse estágio fora do corpo, ele tem uma chance maior de permanecer após a implantação.

Diabetes infantil: tipo I e tipo II diferenças
A fertilização in vitro vem sendo aprimorada e garantindo que mais casais tenham filhos (Foto: Getty Images)

Esses avanços na seleção dos melhores embriões também permitiram que os provedores transferissem apenas um, em vez de vários embriões para o útero de cada vez. A pesquisa contínua nesse campo tem aprimorado as técnicas de FIV, aumentando as taxas de sucesso e observando os riscos associados. Além disso, a FIV levou ao desenvolvimento de novas tecnologias, como o diagnóstico genético pré-implantação, permitindo a identificação de possíveis doenças genéticas e ajudando a selecionar os embriões com capacidade de se desenvolver de forma saudável. Temos esperança de que a técnica se torne mais acessível para beneficiar muito mais pessoas. Com todos esses benefícios, é inegável que a fertilização in vitro permaneça como um dos maiores marcos da história da Medicina.


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Mãe de Neymar apaga foto com o neto por polêmica com Biancardi - Reprodução/ Instagram

Família

Mãe de Neymar apaga foto com Davi Lucca depois de polêmica com Mavie e Bruna Biancardi

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Viih Tube e Eliezer - (Foto: Reprodução/Instagram)

Bebês

Nome do segundo filho de Viih Tube e Eliezer tem origem no sânscrito e significado especial

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

A bartolinite é uma infecção que ocorre nos cistos de Bartholin, causando uma inflamação na região da vagina - Freepik

Família

Bartolinite: o que é a bola inchada na vagina e como tratar a infecção