Colunas / Além do in vitro

Uma em cada 6 pessoas é infértil no mundo

Um dos tratamentos para infertilidade é a reprodução assistida - Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 31/08/2023, às 07h11 por Dr. Rodrigo Rosa Filho


A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou recentemente um relatório sobre a infertilidade mundial que mostra que 17,5% da população global é infértil, o que corresponde a uma em cada seis pessoas. Infertilidade, vale lembrar, não é o mesmo que esterilidade. Enquanto a primeira é tratável, a esterilidade é irreversível.

A cirurgia é, por enquanto, o único tratamento para o útero bicorno. O acompanhamento com um especialista é fundamental
Um dos tratamentos para infertilidade é a reprodução assistida (Foto: Shutterstock)

Infertilidade refere-se ao fato de um casal não conseguir engravidar após um ano de relação sexual regular e desprotegida. A condição pode ser causada por diversos fatores com causas femininas e masculinas. De maneira geral, nas mulheres, a principal causa de infertilidade é a idade, pois, devido ao processo de envelhecimento, há uma diminuição natural da quantidade e qualidade dos óvulos. Já nos homens, a infertilidade está relacionada principalmente a condições como varicocele, que é a dilatação das veias dos testículos, infecções urogenitais e hipogonadismo, ou seja, quando os testículos não produzem quantidades adequadas de testosterona.

Quanto antes um médico for consultado, maiores as chances de tratar o problema. Muitos dos casais que lutam contra infertilidade experimentam ansiedade, depressão e sentimentos de estar fora de controle ou isolados. Mas a orientação especializada consegue minimizar esses impactos. A estratégia usada para tratar a infertilidade depende da causa, da idade dos parceiros, há quanto tempo o casal não consegue engravidar e das preferências pessoais.

O médico poderá, por exemplo, orientar o casal a tentar o coito programado. Esse método consiste na utilização de medicamentos para estimular a produção de óvulos na mulher, fazendo com que seja possível prever o período da ovulação. O casal, então, deve ter relações sexuais nesse ciclo para que haja sucesso na concepção.

Útero bicorno: o que é a malformação que diminui em 25% as chances de engravidar e como tratar
A infertilidade precisa ser investigada no casal (Foto: Shutterstock)

Alguns quadros de infertilidade são causados por obstrução ou cicatrizes nas trompas de falópio, que podem ocorrer como resultado de uma doença inflamatória pélvica. Aqui a indicação é cirúrgica. Mas em muitos casos os tratamentos de reprodução assistida são a solução. Uma das possibilidades é a Inseminação Intrauterina (IIU), na qual o esperma é colocado diretamente no útero usando um tubo de plástico fino. O procedimento é programado para coincidir com a ovulação.

Já na Fertilização In Vitro (FIV), o óvulo da mulher é fertilizado com o espermatozoide fora do corpo. A medicação é usada para estimular ovulação e os óvulos são coletados e fertilizados em laboratório. O embrião é então transferido de volta ao útero. A taxa de sucesso da FIV é de cerca de 60% para cada ciclo de tratamento entre mulheres com menos de 35 anos, mas essa taxa de sucesso diminui com o aumento da idade.

Por fim, em casos de ausência de óvulos ou espermatozoides, há a opção pela doação de óvulos ou sêmen, que são usados em um procedimento de fertilização in vitro. Mas o mais importante sempre é buscar ajuda médica especializada.


Leia também

Luana Piovani - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Luana Piovani se irrita após ter água cortada e não poder pagar compras no mercado: "Não consigo"

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Wanessa Camargo - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Wanessa Camargo muda de opinião sobre Davi e surpreende seguidores: "Nunca duvide"

Fernanda, do BBB 24, já foi presa no Rio de Janeiro - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Prisão de Fernanda do BBB vem à tona depois de fala polêmica sobre os filhos

Nome do 3º filho de Neymar - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Nome de suposto 3º filho de Neymar é revelado: "Agora sim um bonito"

Vicky se surpreende com quarto em mansão - (Foto: reprodução/Instagram)

Criança

Quarto super luxuoso de filha de Roberto Justus revolta seguidores: "Exagero"

Anna Jatobá retira sobrenome do ex-marido depois do fim do relacionamento - (Foto: Divulgação)

Família

Anna Jatobá e filhos excluem sobrenome de Alexandre Nardoni após separação