Família

Cientistas aperfeiçoam IA para escolher melhores espermatozoides na fertilização in vitro

A fertilização foi feita em pessoas erradas - Getty Images
Getty Images

Publicado em 02/09/2023, às 07h22 por Sophia Dolores, filha de Lucineia e Nilo Júnior


Em uma inovação revolucionária, a inteligência artificial (IA) assume o papel de selecionar os espermatozoides mais promissores para o procedimento de fertilização in vitro (FIV). A clínica de fertilidade OMA Fertility, localizada nos Estados Unidos, está aplicando essa tecnologia com o objetivo de elevar a taxa de sucesso da FIV, que atualmente gira em torno de 35%, com variações de 5% a 60%.

Essa abordagem não apenas amplia as probabilidades de concepção e realiza o sonho da gravidez, mas também traz benefícios financeiros, uma vez que reduz a necessidade de ciclos repetidos para alcançar a gestação. Em média, casais costumam passar por três ciclos de FIV para alcançar a gravidez desejada.

O algoritmo foi desenvolvido com base na análise do esperma de mil homens em todo o território norte-americano. Cientistas treinaram a tecnologia para avaliar o material e classificar os gametas com base em dois critérios: forma e habilidade de locomoção. Um espermatozoide saudável apresenta uma cabeça lisa e oval e é capaz de se mover rapidamente em linha reta.

Mulher descobre gravidez aos 9 meses
Inteligência Artificial revoluciona fertilização in vitro para aumentar chances de gravidez (Foto: Freepik)

De acordo com a OMA, apenas 4% dos espermatozoides são considerados adequados em uma amostra típica. Graças ao microscópio equipado com Inteligência Artificial, é possível analisar 20 vezes mais gametas. Após a análise, a tecnologia destaca com um quadrado verde os espermatozoides ideais para a fertilização.

A empresa divulgou em abril uma nota destacando o sucesso dessa inovadora técnica. No comunicado, mencionou “taxas de criação de embriões acima da média, oito vezes maiores para mulheres com menos de 35 anos e 15 vezes maiores para aquelas com 42 anos ou mais, aumentando consideravelmente as chances de uma gravidez bem-sucedida”.

Segurando tubo de ensaio
IA assume o papel de selecionar os espermatozoides mais promissores para o procedimento de fertilização in vitro (Foto: Freepik)

Vale lembrar que a taxa de criação de embriões se refere ao sucesso da fecundação em laboratório e não garante diretamente o êxito na gravidez, uma vez que depende da inserção bem-sucedida dos embriões na mulher, sua sobrevivência e o desenvolvimento da gestação. No entanto, os responsáveis pela tecnologia asseguram que os resultados finais também têm demonstrado sucesso superior à média obtida com técnicas convencionais.

Microsoft cria inteligência artificial que “prevê” gravidez na adolescência

Um novo algoritmo, que pretende estipular quais meninas tem mais probabilidade de engravidar na adolescência, tem dado o que falar na Argentina. Tudo começou em 2018, quando o Ministério da Primeira Infância da província de Salta e a empresa de tecnologia Microsoft apresentaram a inteligência artificial.

Barriga de grávida, gravidez, gestação, barriga de gestante, gestante tocando na barriga, grávida tocando na barriga, grávida com a mão na barriga, gestante com a mão na barriga
Microsoft cria inteligência artificial que “prevê” gravidez na adolescência (Foto: Freepik)

O algoritmo, que chama “Plataforma Tecnológica para Intervenção Social”, foi criado para desenvolver as probabilidades em cima de dados demográficos que incluem idade, etnia, deficiência, país de origem e até mesmo se a casa tem ou não água quente no banheiro. Para coletar esses dados, segundo informações do site Wired, “agentes territoriais”  visitaram casas das meninas e mulheres em questão. Para a pesquisa, eles fizeram perguntas, usaram o GPS, tiraram fotos e fizeram registros dos locais. A maior parte das jovens consultadas eram imigrantes de países vizinhos ou de etnias indígenas locais.

O algoritmo chegou a ser anunciado em rede nacional, mas o governo não divulgou detalhes de como ele operava o que acontecia com as pessoas identificadas como mães em potencial. Agora, os dados de coleta de informações estão aos poucos começando a serem revelados.


Leia também

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Heloisy Oliveira e Micael Borges - Reprodução: Instagram

Família

Micael Borges elogia a esposa após Lívia Andrade insinuar traição no Domingão com Huck

Ticiane não foi ao aniversário de Vicky - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Ana Paula Siebert explica o motivo de Ticiane Pinheiro não ir ao aniversário de sua filha

Foto: Arquivo Pessoal

Família

Menina de 11 anos desaparece enquanto ia para a escola: corpo foi encontrado em lixeira

Maria Alice diverte Virginia ao ver irmão mexendo na barriga - Foto: Reprodução/Instagram

Família

Virginia cancela festa de Maria Alice após doença: "Já tinha programado tudo"

Angélica fala sobre abrir relacionamento com Luciano Huck - Reprodução/ Instagram

Família

Angélica fala sobre abrir relacionamento com Luciano Huck

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho